19ª Mostra Teatral Desaguar começa nesta quarta (24/11), em formato virtual
De 24 a 28 de novembro (quarta-feira a domingo), acontece a 19ª Mostra Teatral Desaguar,…
De 24 a 28 de novembro (quarta-feira a domingo), acontece a 19ª Mostra Teatral Desaguar, realizada pela Escola do Futuro em Artes Basileu França (EFG). A edição deste ano será realizada em formato virtual, considerando o momento ainda delicado por conta da pandemia.
Serão exibidos espetáculos diários, sempre às 20h, por meio do canal do Basileu França no YouTube. As peças são adaptações de autores consagrados, a exemplo de Nelson Rodrigues. A exceção fica por conta do texto criado por atrizes de mais de 45 anos, que integram o projeto “Vai… Idade”.
Assim, a mostra apresenta “Caliandra”, “A Incrível Viagem de Brisa”, “Casa de Nelson”, “Poetizando a Vida em Tempos de Pandemia” e “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não: o grande costume”.
19ª Mostra Teatral Desaguar apresenta adaptações livres
Embora inspiradas em grandes obras, as peças são adaptações livres, construídas a partir das liberdade criativa que tem os alunos da EFG.
De acordo com Luciano Luc, coordenador da área de teatro na escola, é preciso verificar a proximidade que os alunos possuem com o material, antes mesmo de pensar no texto.
“O professor/artista dá o apoio sobre pensar a constituição do texto dramático a partir da sua autonomia de trabalho. Então, ele lê, apropria da técnica sobre a gestualidade, fala, entre outros. Os alunos têm a autonomia de pensarem sobre a estética”, explica.
Assim, os alunos que integram a 19ª Mostra Teatral Desaguar, tiveram e continuam tendo liberdade para participar de todas as etapas de contrução do espetáculo que vai desde o momento de criação, até a pós-produção, o que traz um caráter autoral para cada peça.
A organização da mostra destaca ainda que um dos objetivos é transmistir ao público um sentimento poético. Vale a pena conferir!
Serviço
19ª Mostra Teatral Desaguar
Quando: 24 a 28/11 (quarta a domingo)
Onde: canal do Basileu França no YouTube
Horário: 20h
Acesso: gratuito
Leia também: