1º Festival de Cinema de Trindade acontece no Cineteatro Afipe com lema “Visões do Sagrado”
Serão exibidos filmes de longa, curta e média durações que proporcionam uma reflexão sobre a relação entre a sétima arte e a espiritualidade
A Prefeitura Municipal de Trindade realizará até o dia 26 de maio, o 1º Festival de Cinema de Trindade. A abertura oficial é nesta quinta-feira (24/05), a partir das 18h30, no Cineteatro Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno).
Com o lema “Visões do sagrado”, serão exibidos filmes de longa, curta e média durações que proporcionam uma reflexão sobre a relação entre a sétima arte e a espiritualidade. A organização é da Agência Municipal de Turismo – presidente Talitta Di Martino – e Superintendência de Comunicação e Eventos (Semuce) – superintendente Gustavo Queiroz. A curadoria é de João Novaes e da Cora Filmes.
O evento contará também com Oficina de Cinema de Bolso (vídeos feitos com aparelhos celulares), com coordenação dos diretores Andreia Miklos e Yuri Vieira, entre os dias 23 e 25/05. A oficina será direcionada a alunos da rede pública de ensino de Trindade, dividida em duas turmas: uma destinada ao público infanto-juvenil (09 a 12 anos de idade) e outra para o público jovem (de 13 a 18 anos).
Serão exibidos, durante a noite, na mostra principal, durante os três dias de evento, os filmes Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome (direção de Fábio PH), Caminhada da fé (direção de Pedro Diniz), Muladeiros de Aruanã, Ruídos da fé (direção de Angelo Lima), entre muitos outros.
Na parte da tarde, durante estes dias de cinema, arte e religiosidade, acontecerão também exibições de animações direcionadas ao público infantil. Mas o 1º Festival de Cinema de Trindade não se limitará a isso: após a exibição dos filmes da mostra principal, que acontecerá todos os dias entre 19h30 e 21h30, acontecerão shows na Praça da Matriz com nomes de peso da cena cultural de nosso Estado, como a banda Beat and Shout, Nila Branco, e Maria Eugênia.
Uma exposição de pinturas, com o melhor da produção religiosa de Frei Nazareno Confaloni, também ocupará o Foyer do Cineteatro Afipe. Quinze obras deste que foi o mestre não só de Siron Franco, mas também de muitos outros grandes artistas goianos, estarão à disposição do público durante o 1º Festival de Cinema de Trindade.
Programação
- 25/05 – Sexta-feira
Cineteatro Afipe
9h – Episódios da Turminha do Pai Eterno
14h – Quinteto de Cordas – Concerto Pedagógico e
Oficinas de Cinema de Bolso
19h – Curtas sobre a família do prefeito JânioDarrot (A devoção de Jamiro Alves, Muladeiros de Aruanã). Filmes: Devoção, Caminhada da fé (Pedro Diniz), Caminhada de fé (Grupo Desencanto)
Salão paroquial
8h às 11h – Matutino – 4º ano da rede municipal de ensino
14h às17h – Vespertino – Ensino médio da rede estadual de ensino
Praça da Matriz
21h30 – Show – Beat and Shout
- 26/05 – Sábado
Cineteatro Afipe
16h–Filme: Irmão Sol, Irmã Lua (Franco Zeffirelli)
19h – Reprodução dos trabalhos das oficinas e entrega dos certificados
20h – Ruídos da Fé e Ressurreição (Filme comercial)
Praça da Matriz
21h30 – Show – Nila Branco
- Exposição de 15 obras de Frei Confaloni
É uma honra para a Prefeitura de Trindade receber no Foyer do Cineteatro Afipe a exposição de 15 obras deste que foi o maior mestre das artes plásticas goianas. Figura central, tendo influenciado nomes como Siron Franco, DJ Oliveira, e Ana Maria Pacheco, Confaloni é um ícone da arte sacra pós-moderna. Suas pinturas proporcionam uma reflexão profunda sobre a fé, a arte e a espiritualidade.
A pintura e a fé do frade italiano perduram na história da arte goiana e será celebrada em mais um capítulo durante o 1º Festival de Cinema de Trindade, com curadoria de PX Silveira.
- Frei Giuseppe Confaloni
Biografia
Frei Giuseppe Confaloni (Viterbo, Itália, 1917 – Goiânia, 1977). Pintor, muralista, desenhista e professor. Estudou com Felice Carena Baccio, Maria Bacci e Primo Conti, quando entra para o apostolado, ordenando-se frei dominicano em Florença (Itália). Em 1950, a convite do bispo Cândido Penzo, vai a Vila Boa (atual cidade de Goiás) para pintar 15 afrescos na Igreja do Rosário, denominados Mistérios de Rosário.
Permanece na cidade como pároco e introduz a técnica do afresco. Muda-se para Goiânia, em 1952, onde, paralelamente ao sacerdócio, dedica-se à pintura de temática religiosa, utilizando-se da figura humana. Nomeado primeiro vigário da paróquia de São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, em Goiânia, projeta e trabalha na construção da igreja São Judas Tadeu, que dirige entre 1959 e 1965. Para cada fiel que contribui com donativos, doa um de seus quadros.
É o idealizador, juntamente com Luiz Curado, da Escola Goiana de Belas Artes (EGBA), em Goiânia, onde leciona pintura e desenho. Professor fundador da Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Goiás (UCG), leciona desenho e plástica. Ajuda a construir o convento e o santuário de São Judas Tadeu.
Conhece Siron Franco, e passa a emprestar-lhe um estúdio para pintar, além de todo o material necessário. Pinta madonas com o artista, no atelier do convento São Judas de Goiânia, em 1977, ano em que falece inesperadamente de enfisema pulmonar. É considerado um dos pioneiros da arte moderna em Goiás.
Diversos artistas reivindicam a construção de um museu com suas obras. Em 1987, é lançado o livro Conhecer Confaloni, de PX Silveira, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Há, também, a exibição do vídeo de Antonio Segatti e PX Silveira, O Bandeirante da Arte Moderna.
Serviço e ficha técnica
1º Festival de Cinema de Trindade – Visões do sagrado
Data: Até 26 de maio de 2018
Local: Cineteatro Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno) – Rua Dr. Irany Ferreira – Setor Central – Fone: 62 3505-1382
Abertura oficial: 24/05 (quinta-feira), 18h30
Promoção: Prefeitura Municipal de Trindade
Produção executiva: Agência Municipal de Turismo (presidente: Talitta Di Martino)
Organização: Agência Municipal de Turismo – presidente Talitta Di Martino – e Superintendência de Comunicação e Eventos (Semuce) – superintendente Gustavo Queiroz
Curadoria: João Novaes e Cora Filmes
Oficina de Cinema de Bolso: coordenação dos diretores Andreia Miklos e Yuri Vieira
Exposição de 15 obras de Frei Confaloni: Foyer do Cineteatro Afipe
Shows com Banda Beat and Shout, cantoras Nila Branco e Maria Eugênia: Praça da Matriz
(Com informações da Superintendência de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Trindade)