FESTIVAL GOIANO

21ª Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições de filmes até 6 de abril

Produtores e realizadores de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente por meio do site do evento

O evento será apresentado ao público entre 5 e 10 de julho (Foto: Divulgação)

A 21ª Goiânia Mostra Curtas, um dos mais importantes festivais de cinema da cena nacional, está com inscrições abertas até o dia 6 de abril. Os interessados podem inscrever seus filmes de forma online e gratuita, por meio do site do evento (clique aqui).

Após esta primeira etapa, os inscritos serão selecionados por um time de curadores, formado por profissionais com vasta experiência em cinema e audiovisual. A previsão é que a lista completa seja divulgada no dia 26 de abril, com possibilidade de prorrogação.

As produções escolhidas serão apresentadas ao público em mostras competitivas. Os vencedores de cada categoria ainda levam premiações diversas, como produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, como forma de incentivar a produção independente.

Ao todo, serão apresentadas três mostras competitivas ao longo do festival: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação. Outras duas categorias sem caráter competitivo também serão exibidas, sendo a 20ª Mostrinha, que é voltada para o público infantil; e a Curta Mostra Especial, cujo tema deste ano ainda não foi revelado.

A expectativa é que a 21ª Goiânia Mostra Curtas seja realizada entre 5 e 10 de julho, de forma online e gratuita para o público – assim como na edição anterior. Tradicionalmente o evento acontece no mês de outubro, mas por conta do cenário ainda pandêmico, se faz necessária a nova data e o formato remoto.

Os filmes vencedores serão escolhidos por meio de um júri oficial, formado por roteiristas, diretores, realizadores, críticos e pesquisadores de cinema.

Quem pode participar da 21ª Goiânia Mostra Curtas?

Produtores e realizadores de todo o Brasil podem inscrever seus filmes até o dia 6 de abril. Serão aceitas produções audiovisuais dos mais diversos gêneros, com duração de até 25 minutos, finalizadas a partir de janeiro de 2021.

Também é preciso que os filmes tenham cópia de exibição de acordo com os formatos solicitados pela plataforma digital. Todas as especificações técnicas podem e devem ser conferidas previamente, por meio do edital do evento.

Exclusivamente para os as obras produzidas em Goiás, também serão aceitos curtas realizados a partir de 2020, já que durante o período de pandemia houve uma escassez ainda maior a respeito de políticas públicas que incentivassem a produção audiovisual local.

História

21ª Goiânia Mostra Curtas está com inscrições abertas
Maria Abdalla, diretora e produtora da mostra (Foto: Divulgação – João Augusto)

Chegando em sua 21ª edição, a Goiânia Mostra Curtas é um dos mais importantes festivais de curtas-metragens do país. Com o objetivo de incentivar e fomentar a produção audiovisual em Goiás, o evento traz à tona tudo que o estado tem a oferecer para o Brasil neste setor.

De acordo com Maria Abdalla, diretora-geral e produtora da mostra: “a Goiânia Mostra Curtas é mais do que um festival, o evento se tornou um divisor de águas para o audiovisual em Goiás, trazendo à tona e levando para o Brasil tudo que o Estado tem a oferecer nesse setor. E em todos esses anos, a trajetória foi de luta, conquistas, aprendizados, formação de plateia e fomento à produção audiovisual”, comenta.

Já são mais de 20 anos de história, acompanhando a evolução do audiovisual na região, seja ela em sua linguagem, tecnologia ou formato. Não à toa, a mostra conquistou espaço não apenas no cenário local, mas também nacional, recebendo produtores de todos as regiões do país.

A organização salienta ainda que tudo isso só pode ser construído a partir de quatro pilares, que representam a motivação e o objetivo do festival: a democratização do acesso ao audiovisual; a qualificação profissional; o estímulo à produção; e a formação de plateias para o cinema nacional.

Serviço

Inscrições abertas para 21ª Goiânia Mostra Curtas

Quando: até 6 de abril

Onde: site do evento

Processo gratuito

LEIA TAMBÉM: