INCLUSÃO

2ª edição da Bibliolibras acontece em Goiânia com lançamento de audiolivros

O evento tem o objetivo de possibilitar o acesso de crianças surdas e deficientes visuais à literatura

Audiolivro "A Bruca da Rua das Acácias" (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de possibilitar o acesso de crianças surdas e deficientes visuais à literatura, Goiânia recebe nos dias 11 e 13 de junho (sábado e segunda-feira), a 2ª edição da Bibliolibras, que terá ainda o lançamento de duas obras audiovisuais.

A primeira delas é “Anis a Bruxinha”, e a segunda é “A Bruxa da Rua das Acácias”. A programação também terá uma live e um seminário online, apresentados pelo canal do evento no YouTube.

A live acontece no dia 11, com participação da escritora e fundadora do projeto, Sueli Maria Regina. A transmissão terá início às 19h, com o tema “As bibliotecas digitais gratuitas e suas contribuições para o incentivo à leitura”.

Já o seminário será apresentado no dia 13, a partir das 14h, com a temática “Bibliotecas bilíngues e o acesso à literatura para a formação do aluno surdo”.

Um pouquinho mais sobre o Bibliolibras em Goiânia

Bibliolibras em Goiânia
Audiolivro “Anis, a Bruxinha” será lançado no evento (Foto: Divulgação)

De acordo com Pablo Regino, produtor do projeto “Bibliolibras”, o objetivo do projeto é fazer com que crianças surdas e deficientes visuais tenham completo acesso à literatura infantil e juvenil, especialmente aos contos de tradição oral.

Os livros audiovisuais reunidos nesta Biblioteca poderão ser usados por professores e alunos de escolas inclusivas, nas escolas bilíngues, na formação de alunos dos cursos de Letras Libras e também por pais de crianças surdas e deficientes visuais”, explica.

Pablo também explica sobre o uso dos textos bilíngues como mais uma ferramenta para auxiliar no aprendizado das Libras, o que promove maior integração entre surdos e ouvintes no ambiente escolar inclusivo.

“Esta Biblioteca teve inicio com 12 contos dos Irmãos Grimm e está em construção permanente, com a edição de novos livros audiovisuais e outras coleções, que deverão ser acrescentadas a este acervo inicial”, acrescenta Pablo.

“O projeto final, com a criação deste site para abrigar a Biblioteca, só se tornou possível com o apoio cultural do Governo Federal e do Estado de Goiás através do Fundo de Arte e Cultura de Goiás”, finaliza.

Serviço

2º Bibliolibras em Goiânia

Quando: 11 e 13/6 (sábado e segunda)

Onde: canal do bibliolibras em Goiânia

Horário: sábado às 19h / segunda às 14h

Acesso gratuito

LEIA TAMBÉM: