PARQUES

7 lugares para curtir um passeio ao ar livre em Goiânia

Em busca de um passeio ao ar livre em Goiânia? Visitar um parque pode ser…

Em busca de um passeio ao ar livre em Goiânia? Visitar um parque pode ser boa alternativa! Considerada “capital dos parques”, a cidade conta com mais de 190 áreas verdes, e destas, mais de 40 representam parques e bosques – destinos perfeitos para a prática de exercícios ou para uma atividade diferente.

Seja para reunir os amigos, fazer um piquenique em família, marcar um date ou mesmo para levar seus pets para um passeio, os parques são boa pedida para dar aquela fugidinha da rotina e curtir o pôr do sol de um jeito diferente, o que acha?

Pensando nisso, preparamos uma listinha com algumas sugestões em Goiânia. São parques mais conhecidos e que diariamente recebem um bom fluxo de visitantes. Assim, dá para aproveitar a natureza ao longo de todo o dia e, em alguns casos, até durante a noite. Confira!

Veja bons parques para um passeio ao ar livre em Goiânia:

Parque Areião

Imagem aérea do Parque Areião (Foto: Reprodução – Prefeitura de Goiânia)

Localizado na região sul da cidade, o Parque Areião é um bom destino para curtir um passeio ao ar livre em Goiânia.

Com cerca de 215 mil m², por ali é possível encontrar um parque florestado com trilhos para caminhada e pista de corrida. Também há disponibilidade de duas estações de ginástica e playground infantil.

Sua vegetação nativa conta com várias espécies do cerrado, onde também se concentra uma enorme área de preservação permanente, com floresta da galeria e vereda, que abriga vários animais de fauna nativa. Este espaço, especificamente, é fechado para visitas.

Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370

Parque Flamboyant

Parque Flamboyant
Parque Flamboyant (Foto:Reprodução – Maps, Estúdio Onzeonze)

Inaugurado em 2007, o Parque Flamboyant representa um bom destino para aproveitar um passeio ao ar livre em Goiânia. Localizado no Jardim Goiás, bem próximo do estádio Serra Dourada, conta com uma área total de aproximadamente 125 mil m².

Por ali é possível encontrar dois lagos, pista para caminhada, corrida e ciclismo, playground infantil e claro, muita área verde para curtir a natureza.

Além do espaço aberto, o lugar também abriga remanescentes de veredas, com vários buritis e outras árvores e plantas nativas.

Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080

Parque Vaca Brava

Parque Vaca Brava, destino para um passeio ao ar livre em Goiânia
Parque Vaca Brava (Foto: Reprodução – Maps)

Seja para fazer uma caminhada, ou simplesmente sentar na grama e aproveitar a natureza, o Vaca Brava também é opção.

Rodeado por várias árvores e muito espaço verde, o lago localizado no centro é um de seus pontos fortes, já que os visitantes se reúnem ao seu redor, seja para um piquenique, ou simplesmente para sentar e jogar conversa fora.

Um pouco menor que os anteriores, com 79 mil m², o nome “Vaca Brava” é uma referência a uma das três fazendas que ficavam no local em que hoje é encontrado o parque.

Conta a história que, naquela época, várias vacas não-domesticadas também habitavam o local, e muitas acabavam atolando no brejo quando tentavam fazer a travessia. Para que conseguissem sair dali, sempre davam bastante trabalho. E é daí que vem o curioso nome do parque.

Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-240

Jardim Botânico

Jardim Botânico
Jardim Botânico (Foto: Reprodução – Maps)

Um dos lugares mais bonitos da cidade, também considerado um de nossos principais cartões postais, o Jardim Botânico conta com um espaço verde pitoresco, com pequenos lagos, jardins, trilhas para caminha e corrida, e até um museu.

Para se ter ideia, o parque foi fundado em 1978 e representa a maior área verde da cidade, que abriga remanescentes de área fechada com mata, além de espécies nativas de fauna e flora.

Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO, 74853-120

Lago das Rosas

Os pedalinhos representam uma das principais atrações do parque Lago das Rosas, destino para um passeio ao ar livre em Goiânia
Os pedalinhos representam uma das principais atrações do parque (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Um dos parques mais antigos da capital, o Lago das Rosas é um dos destinos preferidos das famílias goianienses quando o assunto é um passeio ao ar livre em Goiânia. Isso porque além das várias atrações no parque, por ali também se encontra o Zoológico.

O espaço foi construído ainda na década de 1940 e seu nome foi concebido em homenagem a um jardim de rosas que ficava no local. Com cerca de 315 mil m², o lugar é ideal para passar a tarde e fazer um piquenique.

Para quem gosta de levar uma vida mais saudável, o parque conta com pistas para caminhada, corrida e ciclismo, além de estações de ginástica. Destaque também para os pedalinhos, que permitem um passeio super agradável pelo lago do local e fazem a alegria de crianças e adultos.

Endereço: Alameda Das Rosas Q R7, 1931 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74125-010

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis
Bosque dos Buritis (Foto:Reprodução – Maps)

Para um passeio ao ar livre em Goiânia, nada melhor que uma ida ao bosque para aproveitar. Localizado no Setor Oeste, foi fundado em 1933 e é o parque mais antigo da cidade, também considerado nosso mais antigo patrimônio paisagístico.

Com 141.500 m², por ali é possível encontrar três lagos artificiais, que são abastecidos pelo córrego Buriti e canais subterrâneos. É também no Bosque que se encontra o maior jato d’água da América do Sul, em um de seus lagos.

Além das pistas e atrações do parque, por ali também é possível encontra o Centro Livre de Artes e o Museu de Arte de Goiânia.

Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-010

Parque Cascavel

Parque Cascavel, destino para um passeio ao ar livre em Goiânia
Vista do lago do Parque Cascavel (Foto: Reprodução – Maps)

Inaugurado em 1999, o Parque fica no Jardim Atlântico e é bem grande, com área total superior a 230 mil m². O lugar oferece um grande lago, bosque, pistas para caminhada e corrida, ambientes para prática de esportes, mirante, playground, quiosques de lanche e muito mais.

Além do objetivo de ser um destino para entretenimento e lazer, o parque também tem a função de preservar a mata e o fundo do vale do Córrego Cascavel. Sem dúvida, um bom lugar para curtir.

Endereço: R. do Parque, 135 – Jardim Atlântico, Goiânia – GO, 74343-020

Leia também: