Ação do Iphan-GO promove mapeamento dos grupos de capoeira em Goias
A ação visa identificar e proteger os grupos praticantes de capoeira em todo o estado de Goiás
A capoeira, considerada a mais importante arte marcial afro-brasileira, é uma expressão cultural que mistura ainda o esporte, a dança e a música. A prática, passada de geração em geração, passará por um processo de mapeamento no estado, que visa identificar e proteger os grupos de capoeira em Goiás.
A iniciativa foi sugerida pelos detentores para o Plano de Salvaguarda elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da superintendência do estado.
O mapeamento envolve um processo de pesquisa complexo e abrangente, que visa saber como a capoeira, seus mestres, rodas e grupos estão distruibuídos pelo território goiano. Além disso, também serão elaboradas árvores genealógicas para identificar os grupos mapeados.
Além de identificar e proteger os grupos de capoeira em Goiás, a ação visa também entender como acontece a difusão da prática e como é a percepção de seus praticantes, a fim de identificar se há um movimento migratório de mestres, o que também influenciaria na propagação da arte marcial.
De acordo com Renata Galvão, historiadora do Iphan-GO: “com essa identificação, será possível fazer a constante atualização dessas informações com a participação de mestres, capoeiristas, pesquisadores e agentes públicos que atuam na capital e fortalecem continuamente a capoeira no estado”, pontua.
O processo de mapeamento, que ainda está em fase de construção, pretende também fazer com que todos os grupos sejam alcançados pelas ações do Plano de Salvaguarda.
De acordo com Allyson Cabral, superintendente do Iphan-GO, ter esse conhecimento contribuirá para a efetivação de políticas públicas destinadas especialmente a este segmento cultural.
Reconhecimento e proteção dos grupos de capoeira em Goiás
Quando falamos sobre a capoeira em Goiás e em todo o país, é preciso entender que desde 2008, a prática foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.
E para preservar um bem imaterial, é papel do Iphan recolher dados e registros destes bens, para a realização de ações concretas em benefício do bem reconhecido.
O registro da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira tem amplitude nacional. A capoeira é uma manifestação cultural presente hoje em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, com variações regionais e locais.
Um dos objetivos centrais da salvaguarda é garantir a continuidade e o acesso ao bem cultural pelas pessoas e comunidades que detêm e transmitem esse Patrimônio.
Leia também: