IMERSÃO

Goiás: Aldeia Multiétnica terá show de Zeca Baleiro e vivência cultural; veja detalhes

Evento garante imersão e sabedoria aos participantes

A 16ª Aldeia Multiétnica terá início no próximo dia 12, seguindo com uma vasta programação até o dia 20 de julho. Oferecendo uma experiência cultural em um encontro multiétnico onde povos indígenas compartilham conhecimentos e culturas, o evento acontece na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Em 2024, além dos artistas e músicos indígenas, o evento contará com a presença do cantor Zeca Baleiro, que será a atração de encerramento. Ele recentemente criou a trilha sonora do filme “De Longe Toda Serra é Azul”, sobre a vida do indigenista Fernando Schiavini, um dos idealizadores da Aldeia Multiétnica.

De acordo com a organização, a Aldeia Multiétnica deve receber cerca de 5 mil pessoas entre convidados e visitantes, além de indígenas de todas as regiões do país. Eles apresentarão seus saberes e costumes através de cantos, danças, gastronomia, pinturas corporais e arte. Além disso, o evento discutirá a luta pelos direitos originários e a preservação de culturas e territórios tradicionais, promovendo debates entre indígenas e não-indígenas sobre a realidade das aldeias.

“A Aldeia Multiétnica é uma oportunidade para que as pessoas que vivem na rotina do asfalto, da cidade, da rapidez e do trabalho possam experimentar o que eu chamo de ‘terapia de roça’. É sobre ir para o mato, plantar, ver crescer, ter a paciência e o gosto de assistir as coisas acontecerem. É uma outra forma de enxergar a vida. Aqui, por meio da vivência com o território e com a celebração dos conhecimentos dos povos indígenas, temos uma oportunidade única. Sem dúvidas, uma experiência definidora”, ressalta Juliano Basso, coordenador geral da Aldeia Multiétnica.

Cada dia do evento contará com uma festa tradicional de uma etnia específica, com celebrações que começam ao amanhecer e se estendem até o início do dia seguinte, quando outra etnia assume o comando da Aldeia. A programação é rica e variada, incluindo apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas, palestras, vivências artísticas e uma feira de artesanato tradicional. Há também tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio.

Além da programação cultural, os visitantes podem desfrutar de três cachoeiras – Almécegas I, Almécegas II e a recente Almécegas III, exclusiva da Aldeia Multiétnica – e uma praia no Rio dos Couros, proporcionando uma experiência completa e imersiva.

INGRESSOS

O evento possui diversas opções de ingressos, que custam a partir de R$ 70. Os bilhetes estão disponíveis do site Sympla.

ANOTA AÍ
Aldeia Multiétnica
Datas:
de 12 a 20 de julho
Local: Aldeia Multiétnica, Alto Paraíso de Goiás – GO
Ingressos: Sympla