CONQUISTA

Alunos do Basileu França são premiados em competição de balé em Nova Iorque

Estudantes conquistaram cinco prêmios

Alunos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França fizeram história ao conquistar cinco prêmios no Youth America Grand Prix (YAGP), a maior competição de balé e programa de bolsas de estudos do mundo, que aconteceu recentemente em Nova Iorque. Os talentosos bailarinos de Goiás trouxeram para casa o 2º lugar nas categorias Sênior Masculina e Pas de Deux Sênior, além do 3º lugar no Pas de Deux Júnior. Eles também conquistaram dois prêmios “top 12” nas categorias júnior e sênior feminina.

Em uma competição acirrada contra mais de 2,5 mil bailarinos de diversos países, João Pedro Silva e Yasmim Sabag conquistaram o segundo lugar na categoria Sênior Pas de Deux. João Pedro também se destacou ao ganhar o segundo lugar na categoria solo Junior Clássico e Contemporâneo Masculino. Marcus Rufino e Martina Sanchez obtiveram o terceiro lugar na categoria Junior Classical Pas de Deux, enquanto Martina Sanchez e Yasmim Sabag entraram para o top 12 nas categorias solo Junior Clássico e Contemporâneo Feminino e Sênior Clássico e Contemporâneo, respectivamente.

“Estamos extremamente orgulhosos de nossos alunos. Com esses cinco prêmios, o balé do Basileu França atinge a impressionante marca de 21 prêmios internacionais conquistados nos mais importantes festivais do mundo desde 2023. Isso reflete como os investimentos do governo em educação técnica de alta qualidade estão projetando cada vez mais o nome de Goiás no cenário mundial”, comemorou José Frederico Lyra Netto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Em 2023, dois bailarinos da escola venceram suas categorias no YAGP. Um deles foi justamente João Pedro, que, neste ano, já ganhou o Prix de Lausanne, competição considerada o “Oscar” do balé mundial, na Suíça.

O YAGP realiza seletivas em todo o mundo, culminando em uma grande final realizada em abril na cidade de Nova Iorque. A competição é voltada para bailarinos entre 9 e 19 anos, oferecendo bolsas de estudo em grandes companhias de dança do mundo. Neste ano, além dos quatro vencedores, outros três bailarinos da EFG em Artes Basileu França garantiram vagas para a final.