Ano Novo na Chapada dos Veadeiros terá vivência com povo Wauja: veja como participar
Se você ainda não planejou nada para a virada de ano, que tal passar o…
Se você ainda não planejou nada para a virada de ano, que tal passar o Ano Novo na Chapada dos Veadeiros? Neste ano o lugar propõe uma experiência diferente, que marcará a retomada das ações presenciais com povos indígenas e comunidades tradicionais, que haviam sido interrompidas desde o início da pandemia.
A proposta é fazer com que o público vivencie uma imersão na cultura do povo indígena Wauja, que fica no Alto Xingu (MT). A programação acontecerá entre os dias 29 de dezembro a 2 de janeiro, comandada pelo cacique Akari, da Aldeia Topepeweke.
A escolha da data foi pensada para dar boas-vindas a 2022, com o objetivo de celebrar a pluralidade da cultura brasileira e contemplar toda a beleza presente na Chapada.
Como participar da vivência de Ano Novo na Chapada dos Veadeiros?
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site da Aldeia Multiétnica, ou diretamente pelo WhatsApp (61) 9 8585-7670.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 23 vagas, com pacotes que incluem hospedagem, alimentação e participação em todas as atividades realizadas durante os cinco dias de vivência.
Os participantes também terão acesso a várias estruturas da Aldeia, que inclui 8 casas tradicionais indígenas, além das cachoeiras Almécegas I e Almécegas II e o poço do Rio dos Couros. Para conferir os pacotes, preços e todos os detalhes, acesse o site.
Programação inclui 3 festas tradicionais do povo Wauja
O Ano Nova na Chapada dos Veadeiros é composto por festas tradicionais, celebradas pelas aldeias indígenas presentes no parque.
Neste ano, a Aldeia Multiétnica reinaugura seu calendário de vivências, e durante os cinco dias, será responsável por várias festas e atividades que serão abertas para todos os inscritos.
E para liderar o grupo, o cacique Akari virá da Aldeia Topepeweke, para compartilhar seus saberes durante os dias de programação, período este em que serão realizadas três festas tradicionais deste povo: Festa do Pequi, Festa do Dono da Mandioca e Festa da Aririnha.
Além de participar das festividades, o público também poderá acompanhar a preparação de cada um dos eventos, os ritos, as danças, músicas típicas e as diversas brincadeiras que também integram as celebrações.
Segundo os responsáveis pela organização da vivência, estas festas contribuem para que seja possível compreender a cultura destes povos, que é baseada em seus mitos de origem, desenvolvidos a partir de ritos tradicionais.
“É uma forma de aprofundar a experiência da vivência, apresentando os saberes e fazeres das culturas indígenas de forma alegre e participativa para todo o grupo”, afirmam.
Programação
29 de dezembro
- 14h – Chegada e acomodação
- 16h – Roda de conversa para apresentação do grupo e da programação
- 19h às 20h – Jantar
- 21h – Filme Orquestra Multiétnica
30 de dezembro
- 7h às 8h – Café da manhã
- 9h – Início da Festa do Pequi, que vai acontecer ao longo de todo o dia, com danças, músicas e brincadeiras tradicionais.
- 12h às 13h – Almoço
- 15h – Roda de conversa: sobre o Alto Xingu (território e seus principais rituais, festas e costumes, desafios e lutas)
- 17h – Música, dança e brincadeiras no pátio
- 19h às 20h – Jantar
- 21h – Histórias e mitos ao redor da fogueira
31 de dezembro
- 7h às 8h – Café da manhã
- 9h – Início da Festa do Dono da Mandioca, que vai acontecer ao longo de todo o dia, com danças, músicas e brincadeiras tradicionais.
- 12h às 13h – Almoço
- 15h – Roda de conversa: cerâmica Waujá
- 17h – Música, dança e brincadeiras no pátio
- 19h – Início da Festa de Ano Novo
01 de janeiro
- 7h às 8h – Café da manhã
- 9h – Trilha e cachoeiras Almécegas I e Almécegas II
- 12h às 13h – Almoço
- 15h – Dia livre
- 17h – Apresentação de músicas, danças e brincadeiras da Festa da Ariranha no pátio.
- 19h às 20h – Jantar
- 21h – Histórias e mitos ao redor da fogueira
02 de janeiro
- 7h às 8h – Café da manhã
- 9h – Despedida do grupo no Rio dos Couros
- 12h às 13h – Almoço
- 14h – Encerramento da vivência e volta para casa.
Serviço
Ano Novo na Chapada dos Veadeiros – vivência oferecida pela Aldeia Multiétnica
Quando:
Contato para inscrições: (61) 98585-7670
Para mais informações, clique aqui e confira o site
Leia também:
- Natal Solidário em Goiânia terá ações itinerantes em vários bairros da cidade
- Árvore de Natal no Parque Vaca Brava terá 17 metros e mais de 80 mil luzes