INSTRUMENTO

Após 20 anos parado, primeiro órgão de tubos de Goiás é restaurado

Valor total do investimento para o restauro foi de mais de R$ 184 mil

Primeiro órgão de tubos de Goiás (Foto SECULT Goiás)
Primeiro órgão de tubos de Goiás (Foto SECULT Goiás)

Após 20 anos parado, o primeiro órgão de tubos do estado de Goiás passou por uma restauração completa e já está em pleno funcionamento na Igreja do Rosário, localizada na cidade de Goiás (GO). Fora de operação por deterioração, cupins e pelo tempo seco da região, o instrumento musical contou com os cuidados de Daniel Gazzanira Rigatto.

Ao longo de 5 meses, Daniel trabalhou intensamente para restaurar cada parte do órgão de tubos, incluindo teclado, estrutura, som e acústica. A restauração aconteceu com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Goyazes. O valor total do investimento para o restauro foi de mais de R$ 184 mil.

Para celebrar o retorno do instrumento, uma missa de ação de graças será executada durante a Semana Santa. Durante a celebração, o órgão de tubos será tocado pelo doutor Fernando Cupertino e pela professora Consuelo Quireze, da Escola de Música da UFG. Como maestro, a festa contará com a presença de Sebastião Curado, que fará a regência de um coral composto por 50 artistas. Datas e horários serão divulgados em breve.

Encomendado por Dom Frei Cândido Penso e afrescos de Nazareno Confaloni em 1947, o órgão de tubos é símbolo da música erudita, sacra e canto litúrgico. O instrumento musical é parte do dossiê criado para a declaração do tombamento do município como Patrimônio da Humanidade.