Artista goiano inaugura exposição virtual com obras em Art Doll, no dia 21/10
Apresentando um trabalho excêntrico e provocativo, o artista plástico goiano Gabriel Caetano (@gabrielcaetanoartdoll), realiza a…
Apresentando um trabalho excêntrico e provocativo, o artista plástico goiano Gabriel Caetano (@gabrielcaetanoartdoll), realiza a exposição virtual “Bosque de Shambala”, onde reúne obras inéditas em Art Doll.
A mostra terá estreia no dia 21 de outubro, às 19h, e poderá ser conferida gratuitamente por meio do site do artista, que você pode acessar clicando aqui.
Ao todo, serão expostas 21 obras em Art Doll, que expressam bio-personagens de aparente estranheza, com corpos transmorfos e que apresentam certa inquietude, convidando o observador a reflexões sobre a relação da trajetória humana com a modernidade.
O site reunirá também um vídeo-exposição, dirigido por Simone Caetano, além das fotos dos bonecos, feitas pela fotógrafa Jamilla Maria, e um vídeo sobre o processo criativo do artista criador.
Sobre a exposição “Bosque de Shambala”, com obras em Art Doll
A exposição foi montada às margens do Ribeirão Tapiocanga, em Pirenópolis, em meio a uma paisagem natural de Cerrado, mas que acabou sendo degradada para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, e posteriormente, foi revertida para uma área de preservação ambiental.
Este é o cenário perfeito para que as obras em Art Doll – elaboradas com elementos naturais e orgânicos – falem por si só.
Gabriel Caetano conta que acompanhar o retorno dos pássaros e o renascer da vegetação nativa, foi um dos fatores de inspiração para a criação das obras e o desenvolvimento de arquétipos.
Dessa forma, os visitantes da exposição virtual poderão conhecer os objetos de arte criados por ele, com o objetivo de ressignificar seres e a própria natureza.
Com figuras que lembram a genealogia humana, será possível ver a tecelã, a benzedeira, o ovo Filosofal, a fada Leda, a senhora do Pântano, a raizeira, a costureira e a árvore do ouro, que são algumas das personagens que integram a exposição.
De acordo com Marco Antônio Vieira, curador responsável pela mostra, “o Bosque de Shambhala ergue-se como uma nova utopia que acaba por apontar para o assassinato de vidas, culturas e saberes, o que se entende por epistemicídio – a morte programada do conhecimento contra hegemônico“, comenta.
O curador reforça ainda a temática da exposição, que ultrapassa as barreiras do misticismo e escancara alguns problemas entranhados em nossa sociedade, que tiveram início ainda na Idade Média, como a caça às bruxas, e que se perpetuaram com “o extermínio indígena, a escravidão de populações racializadas, a destruição e esgotamento dos recursos naturais”, além de vários outros exemplos citados.
A título de curiosidade, Shambala é uma palavra que em sânscrito significa: “lugar de paz, felicidade, tranquilidade”. Lugar vedado pela empresa da dominação patriarcal.
Técnica artística de produção
As obras em Art Doll são produzidas com uma técnica mista, utilizando materiais diversos. Embora os primeiros bonecos tenham sido criados nas Américas, a palavra ainda não ganhou uma tradução em nossa língua, razão pela qual o método ainda tem o nome em inglês.
As peças são elaboradas de modo manual, com aparências multirraciais e zoomorfas. Para conseguir alcançar o resultado esperado, Gabriel Caetano utilizou diferentes procedimentos na composição têxtil, a exemplo de descoloração, tingimento com pigmentos naturais e alguns tratamentos que provocaram efeitos diversos nos bonecos.
“Tento criar mundos possíveis habitados por seres fabulosos. Sou guiado por imersões na natureza e meu trabalho surge, na maioria das vezes, a partir de um elemento orgânico já sem vida. É tanto um pedido de restituição como uma mistificação dos elementos naturais”, comenta o artista.
Serviço
Exposição “Bosque de Shambala”, com obras em Art Doll
Quando: estreia em 21/10 (quinta-feira)
Onde: site Gabriel Caetano
Horário: inaurguração às 19h
Acesso: gratuito
Artista: @gabrielcaetanoartdoll
Leia também:
- Vila Cultural Cora Coralina recebe exposições simultâneas com visitas agendadas
- Ilustradores goianos criam mural de 140 metros no Jardim Goiás