Artistas goianos integram programação cultural online até o fim do mês
Com programação 100% goiana, o Sesc Go apresenta shows de samba, MPB e peça de teatro
Enquanto a realização de shows presenciais ainda não é possível, os projetos em ambiente virtual seguem levando entretenimento para os lares de todo o país. Neste mês de abril, a programação cultural do Sesc Goiás segue a todo vapor, desta vez, com uma grade 100% goiana, com músicas para quem curte samba e MPB.
Além dos shows musicais, o Grupo de Teatro Guará também sobe no palco virtual do projeto, oferecendo ainda a possibilidade de debate com o público, que acontece logo após a apresentação. Vale destacar que todas as apresentações acontecem de forma online e são gratuitas.
As transmissões acontecem pelo Canal do Sesc Goiás no YouTube, sempre às 20 horas. Para acessar, basta clicar aqui. Confira abaixo a programação cultural completa, que vai até o dia 30/04 (sexa-feira) e conheça os artistas goianos que se apresentam.
Programação cultural com artistas goianos é promovida pelo Sesc Go
Show: Palavra de Mulher
Grupo: Beaju
- Data: 13/04 (terça-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
A proposta é homenagear mulheres que contribuíram para a música popular brasileira como compositoras. As gerações privilegiadas de mulheres compositoras de Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran, Rita Lee, Marisa Monte, Pitty, Ana Caetano da dupla Ana Vitória, entre outras.
Show: Xexéu Solo II
Artista: Xexéu
- Data: 14/04 (quarta-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
Entre os artistas goianos a se apresentarem está Xexéu, que será acompanhado do Violonista e Maestro Luis Chaffin, e cantará em seu repertório clássicos como Corra e olhe o céu, Coração Leviano, Opus 2 e Sangrando, além de algumas músicas de seu primeiro CD Solo (Xexéu Solo I).
Show: O canto da Guerreira
Grupo: Dona da Roda
- Data: 15/04 (quinta-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: Samba
O show “O Canto da Guerreira” objetiva homenagear uma das maiores influências artísticas do samba feminino brasileiro: Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, a inesquecível Clara Nunes, uma das grandes intérpretes a bater de frente com o preconceito e ressaltar o pertencimento do samba exclusivamente à cultura afro-brasileira.
Espetáculo: Jogo da verdade + debate com o elenco após a apresentação
Grupo: Grupo de Teatro Guará – PUC Goiás
- Data: 16/04 (sexta-feira)
- Horário: 20h
Entre os artistas goianos, está também o Grupo de Teatro Guará. A peça apresenta Duas mulheres, um embate. Ambas com o passado em comum e ao qual terão de prestar contas. Uma quer esquecê-lo e ele insiste em reaparecer.
A outra quer desvendá-lo e ele insiste em escapar-lhe. Dois mundos que se chocam e cujos estilhaços refletirão verdades dolorosas e cortantes. Uma mãe que enjeita a filha; uma filha que rejeita a mulher que a entregou para adoção.
Qual das duas está no seu direito? Duas verdades que se enfrentam num jogo sem vencedores. Se o passado que você deixou enterrado há vinte anos aparecesse cheio de perguntas, o que você faria?
O texto de Mariabe Aguilar traz à cena o embate entre essas duas forças: razão e emoção. Decisões tomadas sem muita reflexão no passado vêm despejar suas dores no presente. A necessidade – de conhecer a verdade, de afeto, de algo mais – é o que move essa emocionante disputa.
Show: Relançamento CD Bia Tavares
Artista: Bia Tavares
- Data: 19/04 (segunda-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
Bia Tavares, cantora, propõe a reapresentação musical, com canções de seus dois álbuns gravados em 2014 pela lei de incentivo à cultura (municipal e estadual). Esse Trabalho foi divulgado em alguns festivais da cidade de Goiânia e no Festival Canto da Primavera, em Pirenópolis.
No repertório estão alguns dos mais importantes compositores goianos, a exemplo de Pádua, Gustavo Veiga, Carlos Brandão e também compositores nacionais e algumas de suas composições.
Show: Live Três Cantos
Artistas: Maria Eugênia, Pádua e TomChris
- Data: 20/04 (terça-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
Os artistas goianos Maria Eugênia, Pádua e TomChris, músicos com carreiras sólidas e trajetórias bem distintas, se uniram em prol da realização do show Três Cantos.
A parceria entre os três músicos já vem sendo construída ao longo das últimas décadas. Maria Eugênia e Pádua já estiveram juntos nos projetos Noites Goianas, nos anos 90 e no show Canto da Gente, já nos anos 2000. Pádua e TomChris já gravaram um DVD juntos, Por Outros Cantos. A partir das trajetórias destes três artistas, Três Cantos promete.
Show: Coletivo Musical
Artistas: Christina Guedes, Fernanda Guedes e Ingrid Goldfeld
- Data: 22/04 (quinta-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
O Show Coletivo Musical, agora também registrado em CD e a ser lançado em breve nas plataformas digitais, é um resultado de equipe.
As cantoras Fernanda Guedes, Christina Guedes e Ingrid Goldfeld juntaram-se com sua banda de longa data, Marcelo Maia (baixo e direção musical), Fred Valle (bateria), Henrique Reis (teclado) e Dimar Viana (violão e guitarra) e juntos, fizeram uma viagem musical através dos seus trabalhos desenvolvidos há mais de 10 anos (shows, CDs e DVDs), com repertório que celebraram suas parcerias musicais.
Show: Live Débora Di Sá
Artista: Débora Di Sá
- Data: 23/04 (sexta-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
Débora Di Sá apresenta, pela primeira vez, um show totalmente autoral, interpretando canções que foram sucesso ao longo de sua carreira, além de canções inéditas, acompanhada dos grandes músicos e arranjadores Emanuel Mastrella e Ingrid Lobo.
Show: Histórias e Melodias de um Pérola Negra
Artistas: TonZêra, Renato Piau e banda
- Data: 28/04 (quarta-feira)
- Horário: 20h
O show “Histórias e Melodias de um Pérola Negra” faz releitura das obras do cantor e compositor Luiz Melodia. No repertório, sucessos como Pérola Negra, Estácio Eu e Você, Magrelinha, Codinome Beija-flor e tantos outros imortalizados na voz deste que é considerado um dos mais belos e peculiares timbres da música popular brasileira.
Show: Live do Cerrado – Aquele Beijo
Artista: Fernando Perillo
- Data: 29/04 (quinta-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: MPB
Fernando Perillo, artista goiano com mais de três décadas de carreira musical na cena MPB, apresenta o show intitulado “Live do Cerrado – Aquele Beijo”, que leva o nome de seu último trabalho gravado no Rio de Janeiro pela produção musical das mãos do ícone Ricardo Leão.
Com a participação dos conceituadíssimos músicos da Banda Kalunga: Nonato Mendes (Direção Musical e Contra Baixo); Fausto Batista (Bateria), Evaldo Robson (Sopros); Sérgio Pato (Percussão) e Emídio Queiroz (Violões e Backing Vocal).
Show: Toque Sutil
Artista: Danilo Carvalho
- Data: 30/04 (sexta-feira)
- Horário: 20h
- Gênero: Samba
Um show com músicas autorais gravadas no CD “Toque Sutil” de Danilo Carvalho e outros sambas de grandes artistas goianos e da música brasileira que fazem parte do repertório do artista.
Leia também: