EXPRESSÃO

Aulas-espetáculo ajudam artistas de Goiânia e Aparecida em processo criativo

Ação acontece entre 22 e 29 de fevereiro, com a presença de artistas e público geral

As cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia terão aulas-espetáculo, ministradas pelo Ateliê do Gesto. Intituladas como “A Procura do Gesto”, as apresentações acontecem entre os dias 22 e 29 de fevereiro, às 20 horas.

De acordo com a organização, a ação é parte de um projeto de residência artística desenvolvido pelo ateliê em 2023. “Um trabalho desenvolvido para pensar e mergulhar em processos criativos em diálogo com outros artistas”, destacam João Paulo Gross e Daniel Calvet.

No palco, os artistas trazem provocações, descobertas conjuntas e questionamentos para as aulas-espetáculo. Um bate-papo com o público acontecerá ao final, onde será possível discutir sobre os saberes e curiosidades.

Segundo a organização, o formato “aula-espetáculo” pode garantir liberdade para os exercícios e cenas, além de explicações. “Hoje em dia tem-se uma urgência em querer um resultado, em justificar as coisas. Um projeto dessa natureza tem um valor que muitos desconhecem, porém necessário para a arte, que precisa de um outro tempo para que algo possa emergir. É um projeto e um processo muito valioso e que precisa ser bem cuidado, com espaço e respiro para deixar chegar, para que possamos ter a sensibilidade e o comprometimento com o que se dará nesse encontro. Um espaço sagrado para a criação artística e o tempo do corpo, que hoje em dia, muitas vezes fica refém de prazos e burocracias que interferem no fazer artístico”, explica João Paulo Gross.

ANOTA AÍ
Aulas-espetáculo do Ateliê do Gesto – “A Procura do Gesto”
Datas e locais: IFG – Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia/GO (20/02), CCUFG – Centro Cultural da UFG – Goiânia/GO (22/02), IFG – Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia/GO (23/02), Teatro Cidade Livre – Aparecida de Goiânia/GO (29/02)
Horário: 20h
Entrada: gratuita