CINEMA NACIONAL

‘Bacurau’ se torna elegível e disputa indicação para o Oscar 2021

Desde sua estreia, em 2019, o filme brasileiro “Bacurau” vem ganhando merecido reconhecimento, não apenas do…

Desde sua estreia, em 2019, o filme brasileiro “Bacurau” vem ganhando merecido reconhecimento, não apenas do público, mas também de críticos espalhados por todos os cantos do mundo. Com direção de Kleber Mendonça Filho Juliano Dornelles, recentemente a produção foi indicada na categoria de melhor filme internacional no Independent Spirit Awards, mas agora, a expectativa é que também ganhe espaço na premiação do Oscar 2021.

O longa entrou na Academy Screening Room, plataforma de acesso exclusivo aos membros da Academia que votam no Oscar, o que o torna elegível para disputar uma vaga na edição de 2021 da premiação.

Vale a pena lembrar que “Bacurau” ficou de fora do Oscar 2020, quando a Academia Brasileira de Cinema indicou “A Vida Invisível”, do diretor Karim Aïnouz. Agora, o longa tem uma segunda chance!

De acordo com a produtora Vitrine Filmes, em um anúncio feito pelas redes sociais, “Bacurau” está elegível para concorrer em todas as categorias para longas de ficção, exceto na de Filme Internacional, já que não está sendo indicado por uma agência internacional, que no caso seria a ABC.

(Foto: Reprodução)

Dentre as categorias que “Bacurau” pode ser indicado, se destacam as de Melhor Filme, Direção, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. Quem está a frente da campanha por indicações é a distribuidora norte-americana Kino Lorber.

Apesar da euforia por conta da notícia, é importante ressaltar que a lista oficial de indicados será publicada somente no dia 15 de março. Há grandes chances da produção ser considerada, no entanto, ainda é cedo para confirmar sua presença no Oscar 2021, evento que será realizado no dia 25 de abril.

Sobre o filme

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade.

Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.