TRICAMPEONATO

Balé goiano domina um dos maiores festivais de dança do mundo

Bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França conquistaram 12 prêmios, igualando o desempenho do ano passado

A Cia Jovem Basileu França conquistou o “tricampeonato” de Melhor Grupo no Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do gênero no mundo. Ao todo, os bailarinos e bailarinas da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França conquistaram 12 prêmios, igualando o desempenho do ano passado. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (25). Foram sete troféus de primeiro lugar, dois de segundo e um de terceiro colocado, além do principal prêmio do evento, o de Melhor Grupo, e o de Melhor Coreógrafo.

O grupo já havia sido campeão geral do festival em 2016 e 2023. A quantidade de prêmios individuais neste ano renderam à Cia Jovem Basileu França a maior pontuação no ranking da Mostra Competitiva: 76 pontos. Destaque para o primeiro lugar conquistado com Balé Clássico de Repertório – Conjunto Sênior -, com a coreografia “Noite de Walpurgis”, que garantiu ao grupo uma das raras médias geral 10,00 nesta edição.

Mais de 120 alunos dos Corpos de Baile Infantil, Balé Júnior, Juvenil e a Cia Jovem da instituição estadual foram para o Festival de Dança de Joinville, do qual participaram mais de 15 mil bailarinos de todo o país, entre competições, palcos abertos e cursos. Coordenadora da Cia Jovem, Simone Malta diz que “o Estado de Goiás tem se destacado nacional e internacionalmente na arte da dança, graças ao empenho do governo, que mantém a cultura vibrante através da Basileu, considerada a maior escola de artes da América Latina”. Para ela, essa conquista é mais uma prova disso, dada a relevância da competição.

“Não existe futuro sem arte e o governo de Goiás, sob determinação do governador Ronaldo Caiado, continua investindo para que o estado seja reconhecido, cada vez mais, como o principal formador de artistas profissionais do país. É Goiás saindo na frente novamente, e com um desempenho impressionante”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Com as novas conquistas, o balé do Basileu França chega à marca de 33 prêmios nas principais competições de dança do mundo, somente desde o início de 2023. Só neste ano, alunos do grupo goiano venceram o Prix de Lausanne, considerado o “Oscar” do balé mundial, realizado na Suíça todos os anos; também conquistaram cinco prêmios no Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição e programa de bolsas de estudos de balé do mundo, ocorrida nos Estados Unidos.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante do governo de Goiás, ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás.