A sede do Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortêncio recebe o lançamento de mais uma obra de Barani Ortêncio nesta quarta-feira (17), às 19h, intitulada Minhas Reminiscências. O livro está sai pela Editora Kelps, e estará à venda por R$50. A entrada do evento é gratuita.
Paulistinha, como é conhecido, chegou em Goiânia com a família em 1938, onde recebeu o título de cidadão goianiense em abril de 1968 pelos serviços prestados. Estudou no Liceu e entrou no curso de Farmácia e Odontologia, embora tenha desistido em seguida. Foi goleiro do Atlético Clube Goianiense, comerciante, professor de matemática, fazendeiro, industrial e minerador. Em 1945, abriu o Bazar Paulistinha.
Escreveu para o jornal estudantil O Chicote, em Igarapava, e O Liceu, em Goiânia. Foi ainda redator de crônica para a Rádio Clube de Goiânia e a A Folha de Goiaz, além de Presidente da Unidão Brasileira de Escritores, Seção de Goiás. Ele pertence ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e à Comissão Nacional do Folclore.
Entre seus livros publicados, estão O Rio e a Terra (1959), O que foi pelo sertão (1956), A cozinha goiana (1967), Sertões sem fim (1965) e Dicionário do Brasil Central (1983). A obra lançada nesta quarta acompanha um CD com composições, homenagens e parcerias.
O instituto fica na Praça Cívica, Setor Central.