Casa Fora de Casa traz cinema na rua e aula sobre identidade cultural no Setor Pedro
Projeto oferece atividades gratuitas neste fim de semana com objetivo de ocupar e repensar formas de lazer e educação no bairro
A 2ª edição do projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas abre agenda de atividades com uma sessão de filmes a céu aberto, com o Cinema na Rua nesta sexta-feira (2). No sábado (3), o público poderá aprender sobre formação de identidade cultural brasileira com a oficina de Educação Patrimonial.
As atividades são gratuitas e fazem parte de uma ampla grade de programação que vai até maio no Setor Pedro Ludovico. O objetivo é envolver moradores da região e incentivar o pensamento sobre espaços públicos e comunidade.
Cinema na Rua
Serão quatro curtas-metragens exibidos na Ilha da Galhofa (Alameda Henrique Silva), nesta sexta-feira (2), às 19 horas. A temática das obras é relacionada ao envolvimento entre homem e urbes. A sessão é uma parceria com a Panaceia Filmes.
Os filmes são: Em Trânsito, dir. Marcelo Pedroso; Baleia Magic Park, dir. Mariana Lacerda; Praça Walt Disney, dir. Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; e Leblon Marista, dir. Luciano Evangelista e Fabrício Cordeiro. Em caso de chuva, a sessão será transferida para a Oficina Cultural Geppetto, ao lado.
Educação Patrimonial
Promover vivências, pesquisas e valorização de bens culturais – materiais e imateriais – são os objetivos da oficina de Educação Patrimonial, ministrada por Genilda Alexandria. O encontro será no espaço Arcano, das 9 às 13 horas e, apesar da gratuidade, recomenda-se fazer inscrição prévia pelo link, dado o número limitado de vagas.
Sobre o projeto
Depois de uma primeira edição de sucesso no Setor Sul, o projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas chegou ao Setor Pedro Ludovico. De 2 de março a 5 de maio, o bairro é palco de diversas atividades envolvendo, principalmente, moradores da região.
A programação contempla encontros com a comunidade, mapeamento colaborativo das potencialidades e fragilidades do bairro, levantamento de ideias e propostas, execução de algumas delas por meio de oficinas artísticas e atividades culturais estimulando experiências de uso desses espaços.
O Casa Fora de Casa Táticas Urbanas é idealizado pela urbanista e arquiteta Carol Farias e pelo comunicólogo português André Gonçalves, fundadores do estúdio Sobreurbana. O casal é o elo entre diferentes profissionais que desejam transformar a cidade através de laboratórios de arquitetura pública, comunicação e da promoção cultural.
Para esta edição, o Setor Pedro Ludovico foi escolhido como foco por sua relevância histórica e geográfica na capital goianiense, sendo o 5º mais populoso da cidade, com quase 25 mil habitantes. No início da história da capital, o bairro foi, por muito tempo, destino de moradores que não dispunham de muitos recursos para se alojar no centro. Hoje, a forte especulação imobiliária provoca um processo de gentrificação no bairro.
“O Setor Pedro já foi um bairro onde as pessoas usufruíam mais dos seus espaços públicos. Hoje, isso está diminuindo: não só pela má condição das ruas, ausência de calçadas ou calçadas em mau estado, falta de bancos e outras amenidades, mas também pela questão da insegurança, da violência e do trânsito. Esperamos, ao fim, levar as pessoas a questionar esses problemas e a envolverem-se ativamente na busca de soluções, e assim contribuir para um bairro mais informado, tolerante, crítico e participativo”, acrescenta Carol.
Programação:
CINEMA NA RUA
Dia: 2
Horário: 19 às 20 horas
Local: Ilha da Galhofa, Alameda Henrique Silva esquina com Rua 1.014, Setor Pedro Ludovico.
Entrada Franca
OFICINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Dia: 3
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Atelier O Arcano, Rua 1026, 112, Setor Pedro Ludovico.
Entrada Franca
inscrições pelo site https://www.sympla.com.br/ofic