Cadastro para castração gratuita de cães e gatos está aberto em Anápolis
Famílias de baixa renda que tenham pets podem procurar além do CCZ, clínicas credenciadas e contará em breve com a volta do castramóvel
Moradores de baixa renda que possuem cães e gatos, já podem procurar três clínicas credenciadas para a castração gratuita, em Anápolis. Os cadastros foram abertos nesta terça feira (26). Anteriormente, por conta da pandemia, o serviço estava disponível apenas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Para o médico veterinário, Ruan Monteiro, a castração em cães e gatos, além de evitar gravidez, auxilia na prevenção de doenças como o câncer de mama e o de próstata em machos.
“O tempo ideal para realizar a castração das gatas é de 4 a 6 meses, e nas cadelas após o primeiro cio”, explica o veterinário.
Para se cadastrar, o responsável deve procurar o protocolo municipal ou o Centro de Zoonoses e estar inscrito em algum programa social gerido pela Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura. Além disso, o dono do pet precisa estar com documentos de identificação, além de comprovantes de residência e de beneficiário de algum programa social para o agendamento e avaliação pré-cirúrgica.
Por meio de comunicado, a Secretaria municipal de Saúde informou que estuda um cronograma e traça estratégias para o retorno do Castramóvel, serviço disponibilizado por meio de uma van em diferentes bairros.
Pandemia pausou procedimento
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) informou que desde o início da pandemia de covid-19, os médicos veterinários estavam contribuído voluntariamente.
No entanto, ele diz ainda que houve empréstimo de equipamentos veterinários compatíveis com o uso humano (como ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros e concentradores de oxigênio).
Os equipamentos foram utilizados para procedimentos anestésicos de clínicas veterinárias, que eram voltados ao atendimento de pacientes com covid-19. Agora com o avanço da vacinação em todo país e os baixos números de casos, o serviço tem retornado gradativamente.
Por @lucasalmeidajor do Mais Anápolis