REDETRILHAS

Caminho de Cora Coralina é integrado à Rede Nacional de Trilhas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou que o Caminho de Cora Coralina foi integrado ao projeto, que tem objetivo de incentivar o ecoturismo em parques nacionais

Trecho do Caminho de Cora Coralina (Foto: Divulgação/ Goiás Turismo)

O Caminho de Cora Coralina é um velho conhecido do turismo em Goiás. A trilha de longo curso, que conta com 300 km de extensão, conecta diferentes municípios e unidades de conservação no estado. O percurso tem início no município de Corumbá de Goiás e segue até a Cidade de Goiás, passando por Pirenópolis, Jaraguá e vários outros municípios, com um roteiro cheio de história, gastronomia e claro, uma natureza belíssima.

Na terça-feira (23), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a inclusão da trilha na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). O trecho é o segundo do país que passa a integrar o eixo do Programa Parque+, desenvolvido pelo MMA. O projeto foi colocado no ar este ano, com o objetivo de incentivar o ecoturismo em parques nacionais, trilhas e trechos que os conectam.

A Rede Trilhas, que foi regulamentada por portaria em 2020, passou a contar com critérios objetivos de adesão. Dessa forma, apenas percursos seguros e bem estruturados podem fazer parte do projeto. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Caminho de Cora Coralina cumpre todas as exigências, apresentando trilha segura e bem sinalizada, garantindo ainda trechos com acessibilidade para ciclistas e caminhantes.

Para Alexandrina Alves, que é a coordenadora do Caminho e Goiás, o trabalho para conseguir a documentação necessária, foi realizado junto à Associação Caminho de Cora Coralina: ““Depois disso, recebemos a visita do Ministério em janeiro deste ano e, agora, saiu a aprovação“, comemorou.

Segundo Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, a inclusão do percurso na RedeTrilhas faz com que o Caminho se transforme em uma das principais trilhas do país, incentivando também o turismo na região, o que é um ponto bastante positivo. “Isso possibilita a ajuda do Governo Federal e uma conexão com uma rede internacional de trilhas, que é o nosso objetivo maior“, comenta.

Vale lembrar que desde 2019, o Governo de Goiás vem investindo no Caminho de Cora Coralina, visando levar mais segurança para os turistas durante o trajeto. As últimas intervenções foram realizadas em fevereiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Além de melhorara na segurança e fiscalização, a intenção é também fazer com que o visitante possa desfrutar, da melhor maneira possível, do caminho que é repleto de belezas naturais e muita poesia.

Ao longo do trecho é possível encontrar locais para caminhada em trilha, cicloturismo, cavalgada, arvorismo, rapel, tirolesa e muito mais. Em meio ao Cerrado, é possível contemplar diversas nascentes, cachoeiras, corredeiras, além de rios maravilhosos.

Uma atração instalada há pouco tempo fica no Acampamento El Rancho, onde é possível ter acesso a um trecho que possibilita ter a vista de cima da Cachoeira do Salto. É realmente magnifico!

Com o agravamento da pandemia, o Caminho de Cora Coralina está temporariamente fechado para visitação. A resolução segue as orientações dos decretos estadual e municipais. Apesar disso, a expectativa é para que o retorno seja breve.

A partir deste ano, a Goiás Turismo investirá R$ 2 milhões 117 mil reais na infraestrutura do Caminho.  Os projetos contemplam sinalização e estruturação da trilha, com pontos de descanso e apoio, pontes e passarelas.

Toda a documentação já está na Caixa Econômica Federal, que dará o parecer para a execução das obras. A verba é oriunda de emendas parlamentares, via convênio com o Ministério do Turismo.

Leia também: