DA NOSSA TERRA

Cavalhadas de Pirenópolis ganham destaque na imprensa internacional

Evento ganhou destaque em artigo publicado no The Washington Post

Cavalhada (Fotos: Secult Goiás)

As Cavalhadas de Pirenópolis ganharam destaque internacional em uma matéria publicada pelo jornal norte-americano “The Washington Post” no último domingo (19). Assinada pelo fotógrafo brasileiro Eraldo Peres, a reportagem detalha a história tradicional brasileira, que remonta ao século XIX.

A matéria destaca que a celebração das Cavalhadas começou por volta de 1800, idealizada por um padre português que queria homenagear o Espírito Santo e celebrar a vitória dos cavaleiros cristãos ibéricos sobre os mouros. Em Pirenópolis, cidade de 25.000 habitantes localizada a 150 quilômetros de Brasília, a procissão do Imperador do Divino Espírito Santo inicia as festividades, com a população local participando ativamente da celebração.

O ponto alto das Cavalhadas é a reconstituição ao ar livre de uma batalha entre guerreiros cristãos e muçulmanos, onde, ao final, os mouros derrotados são simbolicamente convertidos ao catolicismo. Desde 1826, as Cavalhadas são realizadas anualmente em Pirenópolis e foram a primeira celebração a receber o título de Patrimônio Imaterial Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Outros veículos como o Yahoo! News, ABC News e Reflector repercutiram o artigo.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO PUBLICADO NO THE WASHINGTON POST