Cavalhadas de Pirenópolis ganham destaque na imprensa internacional
Evento ganhou destaque em artigo publicado no The Washington Post
As Cavalhadas de Pirenópolis ganharam destaque internacional em uma matéria publicada pelo jornal norte-americano “The Washington Post” no último domingo (19). Assinada pelo fotógrafo brasileiro Eraldo Peres, a reportagem detalha a história tradicional brasileira, que remonta ao século XIX.
A matéria destaca que a celebração das Cavalhadas começou por volta de 1800, idealizada por um padre português que queria homenagear o Espírito Santo e celebrar a vitória dos cavaleiros cristãos ibéricos sobre os mouros. Em Pirenópolis, cidade de 25.000 habitantes localizada a 150 quilômetros de Brasília, a procissão do Imperador do Divino Espírito Santo inicia as festividades, com a população local participando ativamente da celebração.
O ponto alto das Cavalhadas é a reconstituição ao ar livre de uma batalha entre guerreiros cristãos e muçulmanos, onde, ao final, os mouros derrotados são simbolicamente convertidos ao catolicismo. Desde 1826, as Cavalhadas são realizadas anualmente em Pirenópolis e foram a primeira celebração a receber o título de Patrimônio Imaterial Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Outros veículos como o Yahoo! News, ABC News e Reflector repercutiram o artigo.
CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO PUBLICADO NO THE WASHINGTON POST