Cavalhadas de São Francisco acontecem neste fim de semana (25 e 26/6)
A fetividade volta ao calendário neste sábado e domingo, com a representação da batalha entre mouros e cristãos
Após dois anos de pausa por conta da pandemia, as Cavalhadas de São Francisco finalmente retomam suas atividades. A cidade será a próxima a sediar o evento, que acontece neste sábado e domingo (25 e 26/6), no estádio municipal.
A abertura será realizada às 13h, com entrada franca para o público em geral. Depois de tanto tempo sem a realização da festa, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas acompanhem a tradicional batalha entre mouros e cristãos, que na cidade acontece desde 1850.
A edição de 2022 recebeu investimento no valor de R$ 200 mil do Estado – verba destinada para a compra dos trajes dos cavaleiros, acessórios dos festejos, além de outros materiais e custeios.
Sobre as Cavalhadas de São Francisco
Ver essa foto no Instagram
Na cidade, a festa começa com as embaixadas do Rei Cristão propondo uma saída diplomática para o conflito ao Rei Mouro. Aqui, ao invés de oferecer a mão de sua filha em casamento, o Rei Cristão oferece dinheiro – já que os cristãos não queriam guerra. Apesar disso, os mouros não aceitam a proposta e o conflito é inevitável.
Assim, as Cavalhadas de São Francisco encenam a batalha e as carreiras, onde cada cavaleiro sai pela cidade em direção ao campo carregando uma lança, uma espada ou uma garrucha, simbolizando as lutas sangrentas.
Logo após o combate, os mouros acabam presos pelos cristãos e recebem o batismo. Vale mencionar ainda que, ao longo da festa, mais de mil tiros de festim são disparados.
Além da cidade de São Francisco, Crixás também realiza a festa neste fim de semana. A próxima será Santa Terezinha de Goiás, que recebe as Cavalhadas em julho. Em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, a festividade será realizada em setembro. E para fechar o circuito, a Cidade de Goiás realizará suas Cavalhadas em outubro.
Serviço
Cavalhadas de São Francisco
Quando: 25 e 26/6 (sábado e domingo)
Onde: Campo Pedro Afonso Vasconcelos (Campo das Cavalhadas)
Horário: a partir das 13h
Entrada franca
LEIA TAMBÉM: