Teatro

Cia Catavento leva espetáculo ‘Hi.a.to’ para Goiânia com entrada gratuita 

Apresentação será nos 2 e 3 de junho, no Teatro Goiânia Ouro

A Companhia Catavento desembarca em Goiânia, com o espetáculo “Hi.a.to”, que conta com duas apresentações no Teatro Goiânia Ouro, nos dias 2 e 3 de junho, às 20 horas, com entrada franca. O projeto conta com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Goiás.

“Hi.a.to” oferece ao público uma experiência estética e sensorial por meio de números circenses envolvendo trapézio, tecido e passeio aéreo. O espetáculo também apresenta uma trilha sonora autoral, que complementa a narrativa dos sentimentos explorados por Nicknig, diretor da companhia. Nos últimos anos, Nicknig tem se dedicado a aprimorar sua técnica nas acrobacias aéreas e a explorar questões estéticas para encontrar novas possibilidades e formas de fazer circo. “Hi.a.to traz para o palco um pouco do que vivenciamos nesses últimos anos, revelando um novo momento técnico e estético de nosso trabalho”, comenta o diretor.

Além das apresentações, Goiânia também será contemplada com três oficinas gratuitas oferecidas pela companhia. No dia 18 de agosto, será realizada uma oficina de criação em aéreo, seguida por uma oficina de técnicas de acrobacias aéreas no dia 25 de agosto. O projeto também inclui o Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Circo, cujas atividades ocorrerão de abril a setembro. Por fim, a companhia estreará um novo espetáculo em setembro deste ano.

Essa circulação representa um marco importante para a Companhia Catavento, que completa onze anos em 2023. É uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo dessa década e fortalecer ainda mais a companhia. Durante esse período, a Catavento empreendeu diversas iniciativas com o objetivo de levar suas produções para outras cidades, estados e até mesmo países. “Acredito que esta circulação chega em um momento que estamos construindo há pelo menos dois anos: expandir nossos horizontes, ultrapassar os limites de atuação em Goiânia e no estado de Goiás”, destaca o diretor.

Viajar pelo país com um trabalho autoral não apenas promove visibilidade para a companhia, mas também oferece uma oportunidade única de crescimento e amadurecimento, segundo Nicknig. A circulação traz um ritmo de trabalho diferente do que estão acostumados em Goiânia. “Aprender como é fazer circo e arte em cada lugar, encontrar diferentes públicos e profissionais de outras cidades e estados provoca muitas reflexões e intercâmbios”, comenta o diretor.

Serviço

Cia Catavento apresenta “Hi.a.to” – início da circulação nacional

Local: Goiânia Ouro

Horário: 20 horas

Entrada: franca