Cidade de Goiás celebra 20 anos como Patrimônio Histórico com programação especial nesta terça (14/12)
As celebrações terão início às 9h, no Santuário da Igreja do Rosário, com música, homenagens, degustação de doces e muito mais
Representando um dos maiores símbolos de história e cultura no estado, a Cidade de Goiás é cheia de belezas e tradições, garantindo seu espaço entre nossas principais cidades turísticas. Não à toa, em 2001 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, reconhecendo a arquitetura local e toda a exuberância da natureza ali presente.
E para celebrar os 20 anos como Patrimônio Histórico, a cidade receberá nesta terça-feira (14/12), uma cerimônia repleta de atividades culturais, com início às 9h, no Santuário da Igreja do Rosário.
O evento, realizado pelo Instituto Biapó, terá uma programação aberta ao público, com apresentações de música erudita, de coral, declamações de poesia e muito mais. A programação integra uma série de ações que teve início em junho, e segue até março de 2022.
Além disso, o público também poderá contar com mostras no pátio interno da igreja, a partir de quarta-feira, que marcam o início de instalação do Museu Histórico Frei Nazareno Confaloni – ele, que foi pintor, muralista, desenhista e professor, que assina a arte sacra presente no santuário.
Ao longo do cronograma, também será possível contar com homenagens à personalidades importantes para o município, além da apresentação do documento “Carta Cidade de Goiás: 20 anos de Patrimônio Mundial”, que faz um balanço sobre este período, e que será entregue de forma simbólica para pessoas importantes para a cidade.
Veja como fica a programação desta terça (14/12)
A programação terá início às 9h, no Igreja do Rosário. No entanto, seguirá por pontos diversos ao longo do dia. Confira abaixo as atividades que integram a celebração:
- Apresentações de música erudita, popular e coral
- Apresentações teatrais: esquetes, poesia falada e monólogos
- Pinturas ao vivo: artistas ao ar livre retratando diferentes pontos da cidade
- Visitas guiadas à exposição “Goiás Cidade Mundial” e degustação de doces e quitutes com a qualificação do “Selo Brasilete Caiado”
- Apresentação da “Carta dos 20 anos Cidade de Goiás Patrimônio Mundial”
- Solenidade de entrega da “Comenda 20 anos Cidade de Goiás Patrimônio Mundial”, pela Comissão de Notáveis e personalidades especialmente convidadas
- Apresentação do projeto “Musicalidades, música nas cidades goianas: repertório erudito para alunos da rede pública de ensino”
Cidade de Goiás: 20 anos como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial
Todos os anos, a cidade recebe milhares de visitantes vindos de todos os cantos do país e mundo, que se encantam não apenas pelas magníficas paisagens, mas também por sua preservada arquitetura colonial, que permite uma viagem no tempo que leva diretamente a um Brasil oitocentista.
Destino certo entre os aventureiros, a Cidade de Goiás se encontra em um cenário topográfico que a favorece ainda mais, já que é cercada por morros, serras e cachoeiras de todas as naturezas.
Ali também acontece um dos maiores eventos cinematográficos de cunho ambiental do mundo, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que também terá início nesta terça-feira (14/12), em mais uma atividade que marca o aniversário de 20 anos da cidade como Patrimônio Histórico e Cultural.
Tradições e reconhecimento
A Cidade de Goiás, como se sabe, já foi capital do estado. No entanto, a partir do momento em que teve início o movimento de transferência para Goiânia, também despertou nos habitantes da cidade, a ânsia pelo desenvolvimento.
Naquele período Goiânia estava sendo construída como símbolo do novo e de modernidade, justamente para sediar a nova capital. Muitos entenderam que as construções presentes em Goiás Velho, que ainda carregavam traços da arquitetura colonial, impediam que a cidade progredisse.
Para prevenir que as características da cidade fossem perdidas, nos anos 1950, o IPHAN tombou seus principais monumentos no Centro Histórico, o que preservou as construções ali presentes.
No entanto, o processo ainda enfrentou várias dificuldades, já que muitos enxergavam os tombamentos como mais uma ação para impedir que a cidade avançasse.
Assim, começaram a ser levantados novos prédios no município, que em nada se relacionavam com a antiga arquitetura das primeiras construções da cidade.
Em um movimento contrário, a grande poetisa Cora Coralina, desempenhou um papel fundamental para que Goiás Velho não perdesse sua essência. Em seus textos, exaltava a cidade como um patrimônio que deveria ser considerado e defendido.
Assim, passou-se a entender que o município poderia florescer justamente por seu legado histórico e cultural, diferente de tudo que estava sendo planejado para o futuro. Assim, a Cidade de Goiás passou a ser um reduto de tradições, como um resgate memorial do passado vivido em todo o país.
O movimento de conservação atingiu seu objetivo final em 2001, quando finalmente a UNESCO oficializou o título de Patrimônio Histórico e Cultural para a Cidade de Goiás.
Assim, os tombamentos que já haviam tido início pelo IPHAN, se estenderam para os entornos do município, o que garantiu a preservação de aproximadamente 90% da antiga arquitetura colonial ali presente.
Serviço
Celebração dos 20 anos da Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial
Quando: 14/12 (terça-feira)
Onde: início no Santuário da Igreja do Rosário – R. Luiz Guedes Amorim, 1 – Goiás, GO, 76600-000
Horário: a partir das 9h
Acesso: gratuito
Leia também: