RECONHECIMENTO CULTURAL

Cidade de Goiás celebra 20 anos como Patrimônio Mundial com tributo à personalidade local

Para celebrar, será realizado um tributo musical à Brasilete Caiado, que presidiu o Movimento Pró-Cidade de Goiás

Para celebrar, será realizado neste Fica retorna depois de dois anos em formato presencial híbrido em dezembro na Cidade de Goiás (Foto: Reprodução)

Para comemorar os 20 anos da concessão de Patrimônio Mundial à Cidade de Goiás, a prefeitura, junto ao Instituto Biapó e o Museu Casa Cora Coralina, estão realizando uma extensa programação cultural que seguirá até março de 2022. Para este sábado (04/09), será realizado um tributo musical à Brasilete Caiado, e também ocorrerá o lançamento do Selo de Qualidade Brasilete Caiado.

O evento integra a programação de homenagens às Mulheres Fundamentais que se fazem presentes na cultura vilaboense. Brasilete será a homenageada do mês, lembrando sua importância para o reconhecimento e valorização do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

Responsável por presidir o Movimento Pró-Cidade de Goiás, que iniciou em 1998, teve diversos trabalhos coroados pelo Título Mundial.

Professora universitária, era filha do ex-governador de Goiás, Brasil Caiado, e foi um das grandes responsáveis pela formação do arquivo documental do município, além de ser também uma das fundadoras da Faculdade de Direito e Filosofia de Goiás.

Programação de tributos musicais

Quem comanda o tributo musical à Brasilete Caiado é a professora e pianista Consuelo Quireze Rosa, que se apresenta neste sábado (04/09), a partir das 10h, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás.

Solista e camerista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Consuelo é experiente em concertos e já participou de diversos congressos e festivais pelo país e exterior.

Durante a apresentação, se alterna entre o solo, com recitais de piano, e música de câmara vocal e instrumental, com destaque para duos de piano com Maria Lúcia Roriz, Sylvia Maltese, Duo Terra Brasilis com Fernando Cupertino, e muito mais.

Vale mencionar que todos os tributos musicais realizados pelo projeto, passam anteriormente por curadoria do maestro Fernando Cupertino, realizados no mês de nascimento de cada homenageado.

Além do tributo musical à Brasilete Caiado, também haverá o lançamento do selo que leva o nome da homenageada, que visa distinguir produtos e serviços condizentes com os modos locais de produzir e servir, além de uma exposição de suas fotografias no site do Programa Cidade de Goiás 20 anos Patrimônio Mundial.

Serviço

Tributo musical à Brasilete Caiado celebra 20 anos da Cidade de Goiás como Patrimônio Mundial

Quando: 04/09 (sábado)

Onde: Palácio Conde dos Arcos (Goiás)

Horário: 10h

Leia também: