FÉ E TRADIÇÃO

Cidade de Goiás recebe apresentação de congada nesta terça-feira (26/7)

O evento acontece na Ireja Matriz Nossa Senhora de Sant’Anna, a partir das 19h, com entrada franca

O evento visa preservar a tradição da congada (Foto: Divulgação)

A Cidade de Goiás recebe, nesta terça-feira (26/7), uma apresentação do grupo Congo Vilaboense, a partir das 19h, na Ireja Matriz Nossa Senhora de Sant’Anna, com acesso gratuito para o público em geral.

O evento tem o objetivo de celebrar a tradição da congada e fortalecer a identendidade e manutenção dessa manifestação de fé, esperança e música. De acordo com Rainy Aghata, produtora à frente da realização, a ideia é incentivar a união e participação dos membros da comunidade, de todas as gerações.

Apesar disso, a apresentação visa alcançar, especialmente, pessoas deficientes de mobilidade reduzida, além dos idosos – que poderão relembrar suas experiências ao longo dos anos de congada, e passar a tradição para os mais jovens, com o intuito de preservar a festa popular e passá-la de pai para filho.

“As apresentações do Congo Vilaboense reforçam o reconhecimento da congada enquanto cultura popular, bem como a relevância dessa tradição para o mercado de produção cultural e a preservação da memória do grupo Congo Vilaboense no universo da cultura popular”, completa a produtora.

Sobre o Congo Vilaboense

Grupo Congo Vilaboense se apresenta na Cidade de Goiás nesta terça-feira
(Foto: Divulgação)

Considerado um “arquivo vivo da linguagem, das experiências e conhecimentos tradicionais das cosmologias de matrizes africanas na antiga capital goiana”, o Congo Vilaboense foi criado em 1953.

Além de uma fonte de fé e esperança, a congada também representa a resistência dos povos afro-brasileiros, preservando viva suas memórias e tradições.

A apresentação será realizada por meio do edital de Fomento da Cultura Popular Tradicional, e dá seguimento ao projeto que teve início em maio deste ano, com outra apresentação feita no CENEG – Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás, em Goiânia.

Com isso, o objetivo é produzir ainda um documentário, que servirá de acesso e informação para as futuras gerações, sobre o que é e como se dá a congada. Vale a pena conferir!

Serviço 

Apresentação com o grupo Congo Vilaboense

Quando: 26/7 (terça-feira)

Onde: Ireja Matriz Nossa Senhora de Sant’Anna, Cidade de Goiás 

Horário: 19h

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: