RECONHECIMENTO

Cidade de Goiás recebe exposição que homenageia Leodegária de Jesus

Lançamento celebra os 135 anos de nascimento da escritora, jornalista e intelectual negra

A cidade de Goiás recebe a exposição “Entre Lyrios e Orchideas, a pássara ferida”, em homenagem a Leodegária de Jesus. O lançamento, que celebra os 135 anos de nascimento da escritora, jornalista e intelectual negra, acontece no Museu das Bandeiras, às 19h.

O tributo se estende até 30 de dezembro. Ele reúne reprodução de documentos, fotografias, poemas, além de certificados de títulos, que retratam o enfrentamento ao racismo e machismo na época do coronelismo goiano.

No lançamento, ainda será entregue a Comenda Leodegária de Jesus, promovida pela vereadora Elenízia da Mata, uma das idealizadoras da exposição, para 30 convidados. Nesta noite inaugural, durante a expografia, haverá a vocalização dos poemas da autora, realizados pela própria Elenízia e por Bianka Cristina Neto, professora e bordadeira, que se entrecruzam no percurso da exposição.

Exposição em Goiás

Aproximadamente 25 peças compõem a “Entre Lyrios e Orchideas, a pássara ferida”. A mostra, sem narrativa cronológica, traz a reprodução de documentos que contam a vida e a obra do poeta, professora, jornalista, cantora, romancista, parnasianista, contista, cronista e crítica literária.

São manuscritos, cartas, exemplares das duas obras que publicou- Coroa de Lírios (1906) e Orchideas (1928) -, primeiras edições dos seus livros, fotos e um crochê feito por ela, que detalham a vida ativa Leodegária de Jesus. Os destaques ficam por conta do certificado do título de cidadã vilaboense, a carteira da OAB e o título de doutora honoris causa concedido pela Universidade Federal de Goiás.