Cidade Sombria: Goiânia terá evento de literatura noir nos dias 12 e 13 de abril
Com entrada gratuita, o evento promete discutir o conceito de noir na literatura. Haverá também um concurso literário para jovens escritores da capital
O evento literário “Cidade Sombria: Goiânia e Literatura Noir” será
“Cidade Sombria” é um projeto idealizado pelo jornalista, roteirista e professor universitário Adérito Schneider
“Um dos objetivos é que os participantes possam, não apenas discutir “noir” (leia-se liter
Estes contos, poderão ser publicados no livro Cidade Sombria, já que no evento, será realizado também o lançamento de um concurso literário. O projeto está sendo realizado pelas produtoras “Ideia de Girino” e “MMarte Produções”, com o apoio cultural do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Goiás.
E por que realizar um projeto sobre “noir” na capital goiana? “Muitos não sabem, mas o primeiro romance policial “noir” da história da literatura brasileira é a obra ‘Parada Proibida’, do repórter policial Carlos de Souza, escrito em 1967 e publicado em 1972, pela extinta editora goianiense Oriente.
A história é ambientada na cidade de Goiânia, que é onde o autor exercia suas atividades jornalísticas”, comenta Adérito Schneider. Por isso, mais do que apoiar-se na tradição do gênero mais popular da literatura, a proposta é buscar uma releitura da própria cidade através de contos.
Concurso e Obra Literária
“Cidade Sombria” conta também com um concurso literário voltado para escritores goianos (nascidos e/ou radicados em Goiás), com seleção de contos inéditos de narrativas “noir” ambientadas
Para mais informações sobre o projeto “Cidade Sombria”, basta acessar o site (www.cidadesombria.com) – que, aliás, conta com ilustrações de Júlio Shimamoto, um dos maiores nomes das histórias em quadrinhos no Brasil.
Serviço
Cidade Sombria: Goiânia e Literatura Noir
Data:12 e 13 de abril
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO
Entrada Gratuita