Cine Goiás Itinerante leva sessões de cinema gratuitas ao interior de Goiás; veja cidades
Projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado
O projeto Cine Goiás Itinerante, uma iniciativa do Governo de Goiás através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chegou ao município de Faina na última terça-feira (27) e permanece no local até quinta-feira (29). Os distritos de Santa Rita, Bela Vista e Caiçara serão contemplados com sessões gratuitas de cinema, e no dia 28/02, em Faina, haverá uma oficina de Stop Motion às 13h.
Com o intuito de levar entretenimento através do cinema, especialmente para alunos das redes municipal e estadual de ensino do interior, além da população mais vulnerável, o Cine Goiás Itinerante apresentará curtas produzidos em Faina, bem como uma programação infantil diversificada.
A oficina de stop motion busca introduzir os participantes à técnica de criação de filmes por meio de fotografias, acompanhada de um exercício interativo sobre os fundamentos básicos para a produção de uma animação utilizando objetos recicláveis. Além de estimular o interesse pela arte da animação cinematográfica e promover o desenvolvimento de habilidades criativas de trabalho em grupo, a atividade também visa conscientizar os jovens sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.
A próxima cidade a receber o projeto será São Luiz do Norte, localizada a 235 km de Goiânia, entre os dias 05 e 07 de março. Gestores municipais interessados em realizar exibições de filmes em suas cidades podem fazer as solicitações através do site Mapa Goiano.
O Cine Goiás Itinerante tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Os principais pilares do programa incluem a exibição de filmes participantes do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e a realização de ações voltadas para a qualificação e promoção da arte cinematográfica entre a população. Desde o seu lançamento, o projeto já beneficiou mais de 150 municípios.