CINEMA LOCAL

CineBaru: mostra de cinema local exibe programação online e gratuita

Com a proposta de “levar o sertão ao mundo e trazer o mundo ao sertão”,…

Com a proposta de “levar o sertão ao mundo e trazer o mundo ao sertão”, acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio (quarta a domingo), a 5ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, que exibe uma programação completamente online, com 36 curtas-metragens produzidos nos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

A edição deste ano, que realizou seu processo seletivo até o dia 21 de março, contou com a inscrição de 135 produções audiovisuais. Dentre eles, 27 obras foram selecionadas para a categoria de Mostra Competitiva Regional, enquanto as outras 9 serão apresentadas na categoria Mostra Sertãozim (infantojuvenil).

Os filmes poderão ser vistos gratuitamente ao longo dos cinco dias de evento. Para isso, basta acessar o site do CineBaru e escolher a produção que desejar assistir. Os curtas selecionados contam com até 30 minutos de duração.

Na última noite da mostra (2), um júri formado por cineastas, produtores culturais e ativistas, apresentará a live de encerramento, anunciando o melhor filme da Mostra Competitiva Regional, e reconhecendo outras três produções com menções honrosas. Os ganhadores receberão troféus especiais, produzidos pelo artesão Valdiney Carvalho.

Com a mostra, o objetivo é democratizar o acesso ao cinema e fortalecer a produção audiovisual realizada em território baiangoneiro. Segundo integrantes do Coletivo Ecos do Caminho, que são os responsáveis pela idealização do CineBaru: “A mostra busca trazer um olhar sensível para esses territórios e celebrar o cinema no sertão-cerrado, sua diversidade, suas tradições, povos e lutas“, afirmam.

Para se ter ideia, ao longo dos cinco anos de existência da mostra, já foram recebidas mais de 682 inscrições, exibindo ao todo 150 filmes, seja de forma presencial – quando o momento permitia, ou em formato online.

Também há uma campanha de financiamento coletivo para apoiar o projeto, visando fortalecer as ações em prol da democratização do cinema nos territórios em que os curtas foram produzidos. Para fazer sua colaboração, clique aqui e confira mais informações.

Leia também: