AGENDA CULTURAL

Circuito das Cavalhadas 2024 passará por 15 municípios goianos

Veja quais são

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) divulgou a expansão do Circuito das Cavalhadas em 2024, com a destinação de R$ 4 milhões para a realização do evento em 15 municípios goianos. A festividade, que une elementos de religiosidade e cultura, será realizada nas cidades do estado, são elas: Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia. As datas ainda não foram divulgadas.

O Circuito das Cavalhadas é uma tradição cultural com mais de 200 anos em diversas cidades do estado. A festividade é conhecida por sua organização, beleza e participação significativa da população, atraindo espectadores locais e de outras partes do país. 

Tradição 

As Cavalhadas, inspiradas em tradições medievais de Portugal e Espanha, têm sido representadas no Brasil desde o século XVI. Em Goiás, o primeiro registro data de 1751, na cidade de Santa Luzia, hoje Luziânia. A celebração destaca-se pela união de elementos como religiosidade, cultura, turismo, economia e preservação do patrimônio imaterial do estado, revivendo uma tradição histórica.

A encenação das Cavalhadas consiste em uma representação ao ar livre da batalha entre mouros e cristãos pela reconquista da Península Ibérica. Dois exércitos, compostos por 12 cavaleiros cada, se apresentam ao longo de três dias.