RETOMADA

Circuito das Cavalhadas de Goiás realiza primeira etapa neste fim de semana

Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis abrem o circuito, após dois anos de pausa por conta da pandemia

As festividades retornam ao calendário do estado após longa pausa por conta da pandemia (Foto: Divulgação - Victor Ferreira)

Uma das festas mais tradicionais do calendário do estado está de volta! Neste fim de semana, Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis abrem o Circuito das Cavalhadas de Goiás – que retomam suas atividades após uma longa pausa por conta da pandemia.

Quem abre a programação é o município de Santa Cruz, com festejos no sábado e domingo (4 e 5/6), realizados no Centro Cultural Tio Negrinho, às 15h. Para se ter ideia, registros mostram que a cidade foi a primeira em Goiás a organizar o evento, que teve sua primeira edição em 1816 e já conta com mais de 200 anos de tradição.

De acordo com Marcelo Carneiro, secretário de Estado de Cultura, o retorno das festividades é fundamental para a manutenção da cultura goiana: “as Cavalhadas são parte fundamental do calendário cultural de diversas cidades goianas e fomentam a cultura e a identidade desses municípios”, comenta.

“Além do caráter histórico, essa importante tradição goiana fomenta também o turismo e a economia local, pois atraem turistas das mais variadas partes do nosso país”, finaliza o secretário.

Cavalhadas de Goiás também acontecem em Posse, Jaraguá e Pirenópolis

Além do município de Santa Cruz, o fim de semana também marca o início das Cavalhadas nas três cidades. No município de Posse, acontece também nos dias 4 e 5 de junho, integrando ainda a Festa do Divino Espírito Santo, conforme tradição que já dura 102 anos.

Diferente dos outros municípios, as Cavalhadas em Posse acontecem durante a noite e começam com o rapto da rainha (ou princesa cristã) pelo rei pagão (mouro), que será combatido e vencido pelo rei cristão – o que simboliza a vitória do cristianismo sobre o paganismo.

E não para por aí! A primeira etapa das Cavalhadas de Goiás também chega em Jaraguá, nos dias 5 e 6 de junho (domingo e segunda), apresentada no Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira. Já em Pirenópolis, acontece entre os dias 5 e 7 de junho (domingo a terça), no Módulo Esportivo da cidade.

Com participação de 12 municípios no total, a edição deste ano recebeu investimento no valor de R$ 3,1 milhões do Governo de Goiás, destinados à aquisição dos trajes para os cavaleiros, acessórios dos festejos, produção de materiais, entre outros custeios.

Batalha entre mouros e cristãos

As Cavalhadas de Goiás – uma de nossas mais importantes festas populares – representa a luta entre os mouros e cristãos na Península Ibérica, evento ocorrido entre os séculos IX e XV.

A batalha é travada entre 24 cavaleiros (12 de cada lado), que encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. A festa também é marcada pela presença dos Mascarados, que representam o povo e saem às ruas a pé ou a cavalo, promovendo algazarras.

As batalhas duram entre dois e três dias. No final, os mouros são vencidos e acabam se convertendo ao cristianismo.

Programação da primeira etapa das Cavalhadas de Goiás

Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás

Data: 04 e 05 de junho

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Tio Negrinho, Centro, Santa Cruz de Goiás (GO)

Cavalhadas de Posse

Data: 04 de junho – 20h30

05 de junho – 15h

Local: Estádio Serra das Araras, R. Est. José Fernandes, 189 – Cafelândios, Posse (GO)

Cavalhadas de Jaraguá

Data: 05 e 06 de junho

Horário: 14h30

Local: Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira, Jaraguá (GO)

Cavalhadas de Pirenópolis

Data: 05,06 e 07 de junho

Horário: 14h

Local: Módulo Esportivo de Pirenópolis, Pirenópolis (GO)

LEIA TAMBÉM: