RETOMADA

Circuito das Cavalhadas de Goiás realiza primeira etapa neste fim de semana

Uma das festas mais tradicionais do calendário do estado está de volta! Neste fim de…

Uma das festas mais tradicionais do calendário do estado está de volta! Neste fim de semana, Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis abrem o Circuito das Cavalhadas de Goiás – que retomam suas atividades após uma longa pausa por conta da pandemia.

Quem abre a programação é o município de Santa Cruz, com festejos no sábado e domingo (4 e 5/6), realizados no Centro Cultural Tio Negrinho, às 15h. Para se ter ideia, registros mostram que a cidade foi a primeira em Goiás a organizar o evento, que teve sua primeira edição em 1816 e já conta com mais de 200 anos de tradição.

De acordo com Marcelo Carneiro, secretário de Estado de Cultura, o retorno das festividades é fundamental para a manutenção da cultura goiana: “as Cavalhadas são parte fundamental do calendário cultural de diversas cidades goianas e fomentam a cultura e a identidade desses municípios”, comenta.

“Além do caráter histórico, essa importante tradição goiana fomenta também o turismo e a economia local, pois atraem turistas das mais variadas partes do nosso país”, finaliza o secretário.

Cavalhadas de Goiás também acontecem em Posse, Jaraguá e Pirenópolis

Além do município de Santa Cruz, o fim de semana também marca o início das Cavalhadas nas três cidades. No município de Posse, acontece também nos dias 4 e 5 de junho, integrando ainda a Festa do Divino Espírito Santo, conforme tradição que já dura 102 anos.

Diferente dos outros municípios, as Cavalhadas em Posse acontecem durante a noite e começam com o rapto da rainha (ou princesa cristã) pelo rei pagão (mouro), que será combatido e vencido pelo rei cristão – o que simboliza a vitória do cristianismo sobre o paganismo.

E não para por aí! A primeira etapa das Cavalhadas de Goiás também chega em Jaraguá, nos dias 5 e 6 de junho (domingo e segunda), apresentada no Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira. Já em Pirenópolis, acontece entre os dias 5 e 7 de junho (domingo a terça), no Módulo Esportivo da cidade.

Com participação de 12 municípios no total, a edição deste ano recebeu investimento no valor de R$ 3,1 milhões do Governo de Goiás, destinados à aquisição dos trajes para os cavaleiros, acessórios dos festejos, produção de materiais, entre outros custeios.

Batalha entre mouros e cristãos

As Cavalhadas de Goiás – uma de nossas mais importantes festas populares – representa a luta entre os mouros e cristãos na Península Ibérica, evento ocorrido entre os séculos IX e XV.

A batalha é travada entre 24 cavaleiros (12 de cada lado), que encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. A festa também é marcada pela presença dos Mascarados, que representam o povo e saem às ruas a pé ou a cavalo, promovendo algazarras.

As batalhas duram entre dois e três dias. No final, os mouros são vencidos e acabam se convertendo ao cristianismo.

Programação da primeira etapa das Cavalhadas de Goiás

Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás

Data: 04 e 05 de junho

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Tio Negrinho, Centro, Santa Cruz de Goiás (GO)

Cavalhadas de Posse

Data: 04 de junho – 20h30

05 de junho – 15h

Local: Estádio Serra das Araras, R. Est. José Fernandes, 189 – Cafelândios, Posse (GO)

Cavalhadas de Jaraguá

Data: 05 e 06 de junho

Horário: 14h30

Local: Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira, Jaraguá (GO)

Cavalhadas de Pirenópolis

Data: 05,06 e 07 de junho

Horário: 14h

Local: Módulo Esportivo de Pirenópolis, Pirenópolis (GO)

LEIA TAMBÉM: