Concerto em Goiânia apresenta o inédito poema sinfônico ‘O Anhanguera’, com entrada franca
Que tal curtir um programa diferente bem no meio da semana? Nesta quarta-feira (29/6), estreia…
Que tal curtir um programa diferente bem no meio da semana? Nesta quarta-feira (29/6), estreia em Goiânia o poema sinfônico “O Anhanguera”, escrito pelo compositor alagoano Hekel Tavares (1896 – 1969), que será apresentado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e os Coros Juvenil e Sinfônico, com participação especial do Coro Infantil Gustav Ritter.
Com entrada franca, o evento acontece a partir das 20h, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). No entanto, a abertura dos portões acontecerá às 19h15, com entrada do público por ordem de chegada, de acordo com lotação máxima do espaço.
Com um espetáculo inédito e histórico, o objetivo é celebrar os 300 anos do Estado de Goiás (1722 – 2022). Apesar de a obra ter sido gravada em estúdio pelo próprio compositor, nunca foi apresentada em público.
Portanto, vale ressaltar que esta será, de fato, a primeira vez que a obra terá uma audição pública. Ao longo da apresentação, será possível acompanhar musicalmente a viagem empreendida (em 1972) pelo bandeirante e explorador, Bartolomeu Bueno da Silva (1672 – 1740), conhecido por desbravar as terras de Goiás em busca de ouro. Foi apelidado de Anhanguera (Diabo Velho) pelos nativos.
Um pouco mais sobre o poema sinfônico “O Anhanguera”
A apresentação será dividida em seis momentos: Bênção da Bandeira, Anhanguera, “Canide-loune” (pássaro amarelo), Dança do Chefe e Nas Terras Centrais.
Vale mencionar que a obra foi escrita para ser executada por um grande corpo sinfônico, com orquestra, coro misto, solistas e coro infantil. Dessa forma, o concerto no CCON terá participação de mais de 200 músicos, com instrumentistas e cantores.
A obra tem um significado ainda mais especial para o estado, sendo apresentada pela primeira vez em um ano simbólico, já que em 2022, Goiás completa 300 anos desde a partida do Anhanguera de São Paulo, rumo às terras goianas – fato considerado um marco inicial para a fundação de Goiás.
O concerto integra a programação do “Projeto Goiás +300 – Reflexão e Significado”, que será realizado pelo IHGG e SGHA, que dentro dos próximos anos deve publicar cerca de 20 livros, incluindo temáticas sobre os povos originários de Goiás.
A regência é do maestro Eliseu Ferreira, titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Como solista teremos o baixo Marco Antônio Assunção e a solista mirim Bianca Lima.
Serviço
Poema sinfônico “O Anhanguera” em Goiânia
Quando: 29/6 (quarta-feira)
Onde: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia, GO, 74891-135
Horário: abertura dos portões às 19h15 / concerto às 20h
Entrada franca, por ordem de chegada
LEIA TAMBÉM:
- Espetáculo ‘Carinhosamente Juntos’ aproxima bailarinos e pessoas com deficiência
- Matheus e Kauan se apresentam em Goiânia no dia 3 de setembro