Confira 5 exposições artísticas em Goiânia que seguem disponíveis em 2022
As exposições têm acesso gratuito e apresentam obras de artistas goianos. Confira!
O ano de 2022 finalmente deu o ar da graça, mas ainda é possível conferir algumas exposições artísticas em Goiânia que tiveram início no finalzinho do ano passado e seguem disponíveis para visitação.
Se você é do tipo que aprecia a arte e suas mais diversas formas de expressão, preparamos um roteiro com exposições artísticas gratuitas na cidade, que você pode visitar até o finalzinho de janeiro, ou que seguem disponíveis pelo menos até o fim do primeiro trimestre do ano.
Assim, é possível conhecer e prestigiar o trabalho de artistas goianos, que durante a pandemia e o período de isolamento, enfrentaram diversos obstáculos mas que não desistiram de produzir. Dá uma olhada!
Confira as exposições artísticas em Goiânia que seguem disponíveis em 2022:
Exposição “Iris: Uma História de Amor por Goiás”
Entre as exposições artísticas em Goiânia que seguem disponíveis, está aquela em homenagem a Iris Rezende, que foi lançada no dia 22 de dezembro – data em que o político completaria 88 anos.
A mostra faz um resgate memorial de Iris, e apresenta fotografias que marcaram sua trajetória ao longo da vida política como governador do estado e prefeito da capital.
Com acesso gratuito, a mostra está presente no Centro Cultural Marietta Telles Machado, que fica na Praça Cívica.
Onde visitar: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010
Período de exposição: até abril de 2022
Horário para visitas: terça a sexta, das 9h às 17h
Exposição “Impressões Vigentes”
Também integrando as exposições artísticas em Goiânia, está disponível na Vila Cultural Cora Coralina e apresenta 41 obras da artista goiana Célia Gondo, feitas em gravura, xilogravura e monotipias, produzidas entre 2013 e 2021.
Esta é a primeira vez que a artista realiza uma exposição de forma individual, com trabalhos inspirados na natureza. A mostra está aberta para visitações gratuitas, na sala Sebastião Barbosa.
Onde visitar: Vila Cultural Cora Coralina – R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120
Período de exposição: até 31 de janeiro
Horário para visitas: segunda a sexta, das 9h às 17h
Mostra “Tubo de Ensaio 2”
O Centro Cultural Octo Marques também sedia uma exposição de peso neste comecinho de ano. Presente no espaço desde novembro, a exposição “Tubo de Ensaio 2”, apresenta o trabalho desenvolvido pelo professor e artista plástico Luiz Mauro, junto de outros 9 jovens artistas, por meio do projeto “Residência Artística Ateliê Livre”.
A mostra, disponível na Galeria Frei Confaloni, apresenta as mais diversas linguagens artísticas, com trabalhos executados em pintura, fotografia, desenho, gravura, vídeos, performances e muito mais.
É possível conferir trabalhos dos artistas Âmbar, Adriano Braga, Marú, Bianca Rezende, Gabriela Chaves, Matheus Martins, Tatiana Susano, Daniela Marques e Walter Pimentel.
Onde visitar: Centro Cultural Octo Marques – R. 4, 515 – St. Central, Goiânia – GO, 74020-045
Período de exposição: até 14 de janeiro
Horário para visitas: segunda a sexta, das 9h às 17h
Exposição “Kalunga: lugar sagrado e de proteção”
A mostra, que está disponível na entrada do Fórum Heitor Moraes Fleury, e também representa opção entre as exposições artísticas em Goiânia, apresentando imagens registradas pela fotógrafa e servidora do CSS, Cecília Araújo.
Os registros foram feitos ao longo de 2021, na Chapada dos Veadeiros, que abriga o maior quilombo remanescente do Brasil – a comunidade Kalunga – que conta com cerca de 2 mil famílias.
Assim, a exposição tem o objetivo de evidenciar, valorizar e mostrar como realmente vive a comunidade Kalunga, por vezes esquecida e negligenciada.
Onde visitar: Fórum Heitor Moraes Fleury – R. 10, 165 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74120-020
Período de exposição: até 14 de janeiro
Horário para visitas: das 12h às 18h
Exposição “Delitos”
Entre as exposições artísticas em Goiânia, também está a “Delitos”, do empresário e artista plástico Vilmondes. Localizada em um espaço anexo ao Buena Vista Shopping, o público pode conferir mais de 100 obras do artista, que foram produzidas desde março de 2020, até o fim de 2021.
A mostra não possui um tema específico, sendo possível encontrar desde obras que abrangem paisagens urbanas, até representações e abstrações geométricas.
Onde visitar: Espaço anexo ao Buena Vista Shopping, com acesso pelo estacionamento G1 (Av. T-4, St. Bueno)
Período de exposição: até 16 de março
Horário para visitas: todos os dias, das 9h às 21h
Leia também: