TURISMO

Conheça Goiás: cachoeiras, nascentes e bioluminescência são atrações em Mineiros

Veja todas as atrações turísticas do município

Lagoa Azul, uma das nascentes do Rio Araguaia, na cidade de Mineiros (Foto: Valdeir Rodrigues)

Localizada ao sudoeste de Goiás, a cidade de Mineiros é reconhecida por suas belezas naturais, que vão desde o berço do Rio Araguaia até o fenômeno da bioluminescência. A apenas 420 quilômetros da capital goiana, o município atrai os turistas para o Parque Nacional das Emas, que é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO.

Além de toda a natureza exuberante, riqueza aquífera e diversidade em sua fauna, Mineiros abriga ainda a Comunidade Quilombola do Cedro, que carrega muitas histórias e cultura, disponíveis para visitação e conhecimento dos turistas.

Veja o que fazer em Mineiros:

  • Bioluminescência
    Outubro marca o início do fenômeno da bioluminescência nos cupinzeiros, um evento exclusivo no Brasil que ocorre apenas no Parque Nacional das Emas, em Goiás. A bioluminescência é a capacidade de organismos vivos emitirem luz. Com as primeiras chuvas após a seca, especialmente em noites quentes e calmas após dias chuvosos, as pequenas larvas de vagalume emergem dos buracos dos cupinzeiros para se alimentarem de insetos voadores.
  • Jangadão Ecológico do Rio Araguaia
    O Rio Araguaia nasce na Serra do Caiapó, na cidade de Mineiros, a 544 km de Goiânia. De julho a outubro, durante a época de vazão, acontece o Jangadão Ecológico, uma expedição que dura quatro dias. O trecho percorrido é de 60 km pelo Rio Araguaia a bordo de botes infláveis. O percurso inclui um cânion de 50 km de extensão, caracterizado por uma passagem estreita flanqueada por paredes de pedra. Esta região, de beleza quase intocada, abriga uma grande diversidade de espécies. Não é necessário ter conhecimento técnico prévio para participar da aventura.
  • Comunidade Quilombola do Cedro
    Reconhecida pela Fundação Cultural dos Palmares como uma comunidade remanescente de quilombo em 2005, a Comunidade Quilombola do Cedro é de extrema importância para o Brasil. Os habitantes são reconhecidos pelo Centro de Plantas Medicinais do Cedro, que produz medicamentos a partir de plantas medicinais, baseando-se no conhecimento tradicional.
    As celebrações religiosas dos habitantes do Cedro são bem conhecidas em Mineiros e arredores, atraindo muitos devotos e visitantes à comunidade. Essas festividades são marcadas por novenas, danças, orações, fogueiras, comidas, entre outros.
  • Cachoeiras
    Em meio às riquezas naturais de Mineiros estão diversas cachoeiras, que prometem momentos encantadores nas águas cristalinas de suas quedas d’água. Entre as mais famosas, estão a Cachoeira Dois Saltos, Cachoeira da Pinguela, Cachoeira do Rio Verde, Cachoeira da Fumaça, entre várias outras.
  • Nascentes do Rio Araguaia
    Com a promessa de encantar os olhos de quem passa por elas, as nascentes do Rio Araguaia são ótimos pontos para se refrescar e admirar a beleza natural aquífera. São diversas nascentes que formam lagos, riachos e rios. O ponto turístico mais famoso é a Lagoa Azul, que esbanja uma vista de tirar o fôlego.
  • Pinga Fogo
    A região do Pinga Fogo é um cenário deslumbrante de belezas naturais. Situada na Serra dos Caiapós, a cerca de 50 km de Mineiros, a região é marcada por um conjunto de serras, cortadas pelos rios Formiguinha, Diamantino, Ribeirão Grande e Matrinchã. A área é rica em veredas de buritis, onde se originam diversas nascentes de águas cristalinas.
    A região do Pinga Fogo é conhecida por seus pontos turísticos, que incluem locais perfeitos para mergulhos e exploração da natureza.
  • Parque Nacional das Emas
    O Parque Nacional das Emas é uma das áreas protegidas mais importantes da região sudoeste do estado de Goiás. Localizado entre os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, o parque abrange uma área de 1.320 quilômetros quadrados, sendo reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
    O local conta com rica diversidade de fauna, sendo ainda mais famoso por suas trilhas, atividades ecoturísticas, passeio de bote, boia cross e ciclismo.