Itaú Cultural abre edital de emergência para poetas surdos
Inscrições começam na segunda-feira, 27; até cem projetos serão selecionados para receber R$ 2,5 mil cada um
O Itaú Cultural lança na próxima segunda-feira (27) um edital para fomentar trabalhos de poetas surdos ou com deficiência auditiva maiores de 18 anos. Serão selecionados até cem projetos, que receberão, cada um, R$ 2,5 mil brutos pelo licenciamento dos direitos autorais. As inscrições vão até 1º de maio neste formulário.
A iniciativa é a quarta de uma série de editais de emergência criados pela instituição para ajudar artistas durante a pandemia de coronavírus. Já saíram chamadas para artes cênicas, música e artes visuais.
Os trabalhos de poetas surdos ou com deficiência auditiva vencedores na seleção serão apresentados ao público virtualmente pelo Itaú Cultural em até seis meses. As obras precisam ser feitas em formato de vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas em português ou em visual vernacular conhecido como Libras 3D.
“Nesse momento de pandemia mundial, acreditamos ser importante essa aproximação com a comunidade artística surda, acolhendo trabalhos produzidos anteriormente ou criados nesse período de recolhimento necessário”, diz Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, em comunicado à imprensa.