Sede do Governo será transferida para Trindade durante Festa do Divino Pai Eterno
Objetivo é valorizar não só a festa, mas o município da região metropolitana
O governador em exercício Daniel Vilela (MDB) sancionou um projeto de lei que autoriza a transferência simbólica da capital de Goiás para Trindade por um dia no ano. A proposta, de autoria do deputado estadual Cristiano Galindo (SD), estabelece que a mudança ocorra anualmente na quinta-feira que antecede o encerramento da Festa do Divino Pai Eterno. O ato foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (27).
Durante esse dia, o governador e sua equipe despacharão de Trindade, que também sediará as audiências públicas agendadas. A data escolhida coincide com o tradicional Desfile dos Carros de Boi, um dos pontos altos da festa.
A iniciativa, de acordo com Galindo, autor da matéria, é valorizar a importância da Festa do Divino Pai Eterno para o estado, que atrai milhões de fiéis anualmente. Em 2023, a festa bateu recorde de público, recebendo 3,6 milhões de pessoas ao longo de seus 10 dias de celebração. Este ano, existe há expectativa de superar este número.
Além do reconhecimento cultural, a transferência simbólica da capital também visa impulsionar a economia local. Segundo o deputado Galindo, a festa movimentou cerca de R$ 40 milhões no ano passado, gerando emprego e renda para a população.