Dia dos Povos Indígenas: 4 lugares para conhecer a cultura indígena em Goiás
Roteiro para conhecer mais sobre a cultura indígena brasileira
Nesta sexta-feira (19), é celebrado o Dia dos Povos Indígenas no Brasil, uma data que marca a luta e resistência dos povos tradicionais por reconhecimento de direitos e preservação de suas tradições. Em comemoração a data conheça quatro lugares em Goiás onde é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena brasileira e se aprender sobre os legados dos primeiros habitantes do Brasil:
Aldeia Multiétnica – Chapada dos Veadeiros
A Aldeia Multiétnica, localizada na Chapada dos Veadeiros, é um espaço dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e quilombolas. Fundada em 2007, o local se tornou um importante ponto de encontro entre diferentes comunidades indígenas, marcando presença no calendário anual de representantes de várias etnias, como os Kayapó/Mebêngôkré (PA), Avá Canoeiro (GO), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), e outros.
Até o momento, sete casas indígenas tradicionais foram construídas na Aldeia Multiétnica, representando diferentes etnias. Essas casas se tornaram espaços de troca e encontro entre as comunidades, destacando-se a Xapono, casa tradicional Yanomami, desenhada por Davi Kopenawa, uma importante liderança indígena.
Devido à pandemia da Covid-19, a Aldeia Multiétnica passou por um período de reestruturação e, em 2021, reabriu suas portas para o turismo de experiências, oferecendo visitas às cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, um poço exclusivo do Rio Couros e todo o espaço cultural. A Hospedaria permanece aberta durante todo o ano, recebendo hóspedes em busca de integração cultural e contato com a natureza, sendo ideal para viagens em grupo e vivências.
Para verificar disponibilidade e fazer reservas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (61) 9 8585-7670
Memorial do Cerrado da PUC Goiás – Goiânia
No Memorial do Cerrado, localizado em Goiânia, os visitantes podem explorar uma réplica em tamanho real de uma aldeia indígena modelo Timbira. Com um layout circular tradicional, cada casa possui um acesso ao pátio central, onde as atividades são realizadas.
Endereço: PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Mariliza
Telefone: (62) 3946 1723
Valor: R$ 20,00 a inteira; R$ 10,00 a meia e crianças de até 6 anos não pagam.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta 8:00 às 17:00
Dica: no local não existe lanchonete nem restaurante. Então não se esqueça de levar água ou alguma coisa para as crianças comerem durante o passeio.
Museu Goiano Zoroastro Artiaga – Goiânia
Fundado em 1946, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga tem como missão colecionar, conservar e transmitir a memória cultural do Estado de Goiás. Entre suas exposições, os visitantes podem explorar artefatos e objetos que revelam a rica história e a presença indígena na região, proporcionando uma visão abrangente da cultura local.
Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena – UFG Goiânia
Localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, o Núcleo Takinahakỹ oferece cursos de formação superior em Educação Intercultural, com foco na cultura, linguagem e natureza. Além das atividades acadêmicas, o espaço também conta com exposições de materiais produzidos pelos estudantes e uma sala de leitura, proporcionando um ambiente enriquecedor para aprender sobre a cultura indígena.
Para visitar o Núcleo Takinahakỹ, é necessário agendamento prévio pelo telefone (62) 3521-1866 ou pelo e-mail [email protected].