Dia Nacional do Choro: instituições de ensino em artes homenageiam Pixinguinha
Hoje (23) se comemora o Dia Nacional do Choro, um dos estilos mais originais da…
Hoje (23) se comemora o Dia Nacional do Choro, um dos estilos mais originais da música brasileira, que entrou em cena lá no fim do século 19. Popularmente conhecido como “chorinho”, o estilo já tem mais de 130 anos e segue representando a essência da cultura musical brasileira. O dia 23 de abril foi escolhido como homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, um dos maiores compositores brasileiros do século 20 e grande nome do choro.
Para homenagear o músico, a Escola do Futuro em Artes Basileu França, junto ao Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, apresentam o “Dia Nacional do Choro, uma homenagem a Pixinguinha”. A apresentação acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, com transmissão pelo Instagram do Basileu França (@escolabasileufranca). A atração faz parte do “Conecta Pocket”, um projeto da instituição.
Segundo Simone Moreira, que é coordenadora da área de Música do Basileu França, em conjunto com Rainy Graicy, o choro foi considerado o primeiro estilo musical urbano do Brasil, justamente na época em que nasceu, entre o fim do século 19 e início do século 20. Para ela: “O Choro é um dos mais originais estilos de música, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. E o Pixinguinha foi um dos maiores compositores desse gênero“, explica.
A parceria entre as instituições para a realização da live partiu dos professores João Fernandes e José de Geus, conhecido como “Zé do Choro”. Eles integram os núcleos de estudo em performance e prática de conjunto, presentes nas duas escolas de ensino em artes. A ideia recebeu apoio das coordenações e, felizmente, se tornou possível. O recital em homenagem a Pixinguinha contará com a presença de professores, alunos e alguns convidados.
Programação especial para o Dia Nacional do Choro
Confira abaixo as músicas que serão apresentadas durante o show:
- Rosa – Pixinguinha e Otávio de Souza
- Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu
- Ele e Eu – Pixinguinha e Benedito Lacerda
- Murmurando – Mário Rossi e Octaviano Romero Monteiro (Fon-Fon)
- Doce de Coco – Jacob do Bandolim
- Chorando Baixinho – Abel Ferreira
- Velhos Chorões – Luciana Rabello
- Apanhei-te, Cavaquinho! – Ernesto Nazareth
- Carinhoso – Pixinguinha e João de Barro
Serviço
Dia Nacional do Choro, em homenagem a Pixinguinha
Quando: hoje (23/04)
Onde: Instagram @escolabasileufranca
Horário: 19 horas
Acesso: gratuito
Leia também: