PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE

Documentário goiano mostra vulnerabilidade de ribeirinhos do Pantanal

O documentário será exibido no YouTube nesta quarta-feira (27), seguido de debate com participação de especialistas

O documentário será exibido no YouTube nesta quarta, 27 (Foto: Divulgação)

Considerada uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo ser humano, a pesca é responsável não apenas por prover alimentação, mas também garante recursos para a subsistência de várias pessoas, principalmente de populações tradicionais. Em contrapartida, projetos defendem a proibição da pesca e afastamento do ser humano das áreas de conservação. Partindo desse dilema, estreia nesta quarta-feira (27/4) o documentário goiano “À margem”, que coloca em pauta esta, e outras discussões relacionadas ao tema.

A produção será exibida gratuitamente de forma online, a partir das 20h, pelo canal da produtora Moment no YouTube – que foi responsável pela edição do filme. Logo após a exibição, o espaço será aberto para o debate, que terá participação de especialistas e mediação do jornalista Raphael Bezerra da Silva – responsável pela produção executiva da obra.

Documentário “À Margem” aborda vulnerabilidade de ribeirinhos

Documentário À margem será exibido no YouTube nesta quarta, 27
Vários especialistas participam da discussão, logo após a exibição do filme (Foto: Divulgação)

O filme foi produzido durante a Expedição da Cidadania, que teve o objetivo de levar serviços essenciais às comunidades de difícil acesso do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao conhecer a região, também ficaram evidentes as dificuldades enfrentadas pelas populações ribeirinhas do Pantanal sul-mato-grossense, que se sentem à margem das políticas de inclusão.

Assim, o documentário contextualiza a situação enfrentada pelos povos locais, que ao mesmo tempo que precisam lutar pela direito às póprias terras e pela prática da pesca – principal atividade local – , também precisam enfrentar os projetos que defendem a proibição da pesca e o afastamento humano das áreas de conservação.

Ao longo da obra, são expostas as várias contradições e as dificuldades ao implantar políticas de conservação ambiental que sejam inclusivas para as populações ribeirinhas do Pantanal Sul.

Para se ter ideia, três comunidades da região sofrem com problemas semelhantes aos abordados na obra, a exemplo da Área de Proteção Permanente Baia Negra – Ladário (MT); Porto Esperança – Corumbá (MS) e Barra de São Lourenço – Corumbá (MS).

Após a exibição do filme, o debate terá participação do professor da Universidade Federal do Oeste do Pará,  Nirson Medeiros da Silva Neto, que atua na área da Antropologia e lidera o grupo de pesquisa “Justiça restaurativa, construção de paz e bem viver: estudos em torno da Amazônia brasileira”.

Também marca presença a juíza federal e pesquisadora dos direitos da Natureza, Raquel Domingues do Amaral.

A artesã, educadora social e anciã indígena Guató Catarina Ramos Guató, representará as comunidades tradicionais do Pantanal Sul no debate.

Serviço

Exibição e debate do documentário “À margem”

Quando: @momentfilmes

Onde: canal da Moment Filmes no YouTube (o link será disponibilizado por meio do Instagram da produtora

Horário: a partir das 20h

Acesso gratuito

LEIA TAMBÉM: