Documentário sobre Chica Machado tem pré-estreia nesta quinta-feira (20) em Goiânia
Chica foi uma das mulheres escravizadas mais influentes de Goiás; conheça

O documentário “Rainha de Goyaz”, que retrata a história de resistência de Chica Machado, uma das pioneiras do ativismo negro em Goiás, terá sua pré-estreia nesta quinta-feira (20), às 19h30, no Centro Cultural da UFG, em Goiânia. A sessão é gratuita e será seguida de um bate-papo com a diretora Renata Rosa Franco.
O curta documental resgata a trajetória de Chica, mulher negra escravizada que chegou a Goiás por volta de 1750, no povoado de Cocal, região de Niquelândia. Após conquistar sua alforria, Chica dedicou sua vida a libertar outros escravizados e alcançou importantes marcos sociais. Entre suas conquistas, está a eleição de um de seus filhos como deputado na primeira constituinte de Goiás.
A história de Chica atravessa os séculos e segue viva na memória popular, sendo transmitida oralmente. A diretora percorreu cidades como Niquelândia, Uruaçu, Jaraguá e o povoado de Cocal para refazer os passos da protagonista e aprofundar sua pesquisa acadêmica, que deu origem ao filme.
“Mesmo no século XVIII, a projeção de Chica Machado era tamanha que seu marido era conhecido apenas como marido de Chica. Seus filhos, mesmo padres e figuras influentes, eram lembrados como filhos da Chica. Ela foi o pilar dessa família e da comunidade, mesmo sendo mulher, negra e escravizada”, destaca Renata Rosa Franco.
A produção também explora a relação de Chica Machado com a construção da Igreja das Mercês, um templo criado para permitir que negros da época professassem sua fé.
O documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Cultura (Secult). Após a pré-estreia no Centro Cultural da UFG, a obra será exibida no Cineclube Maria Grampinho, dentro da programação do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes.
Quem foi Chica Machado
Mulher negra escravizada, Chica Machado chegou a Goiás por volta de 1750 e conquistou sua alforria. Ao longo da vida, tornou-se uma hábil negociante e proprietária de terras, dedicando-se à libertação de afrodescendentes escravizados. Sua influência era tão grande que um de seus filhos, padre Silvestre, foi eleito deputado por Goiás na primeira constituinte.
Além de acumular riquezas, Chica também deixou sua marca na história ao construir a Igreja das Mercês, permitindo que negros da época tivessem um espaço para professar sua fé. Sua trajetória segue viva na memória popular, transmitida por gerações.
Serviço: Pré-estreia do documentário sobre Chica Machado – Rainha de Goyaz
Data: nesta quinta-feira, 20 de março
Horário: a partir das 19h30
Local: Centro Cultural da UFG- Avenida Universitária, nº1533, Goiânia
Entrada gratuita
- Goiânia: Documentário mostra comunidade islâmica fundada por refugiados palestinos em Goiás