Em formato de mesa redonda, live homenageia o artista Antônio Poteiro
Nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria…
Nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza uma live super especial, em homenagem ao artista Antônio Poteiro, radicado em Goiânia e um dos maiores nomes da arte no Brasil. A live, intitulada “Antônio Poteiro… uma inspiração”, acontece no mês que marca seu falecimento (junho de 2010) e terá o formato de mesa redonda virtual.
A transmissão acontece pelo canais da prefeitura no YouTube e Facebook, com os convidados Américo Poteiro, filho de Antônio Poteiro; e PX Silveira, comunicador, pesquisador da cultura goiana, escritor e testamenteiro do homenageado. A mediação fica por conta de Gildo Pereira Teixeira, que é professor de História Geral da Arte e História da Arte Brasileira.
O artista sempre será lembrado como um dos grandes no cenário cultural goiano, representado como patrono da mais nova unidade da Secult, o Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro. Em suas obras, sempre enalteceu a cultura local, sendo reconhecido mundialmente por sua arte.
Segundo Zander Fábio, secretário municipal de cultura: “Fizemos questão de realizar este momento para enaltecer o quanto ele foi e é importante para a cena cultural de Goiânia, Goiás, Brasil e de todo o mundo. A Casa de Vidro, nosso polo cultural, presta a homenagem em seu nome oficial e nós, certamente, faremos jus a isso, transformando o local em um grande centro de cultura. Todos estão convidados para a live, que certamente será um momento rico, cheio de história e boas lembranças deste homem que nos deixou um grande legado“, afirma.
Um pouquinho mais sobre Antônio Poteiro
Antônio Batista de Sousa, conhecido mundialmente pelo nome Antônio Poteiro, nasceu no norte de Portugal, mas com um ano de idade, foi trazido para o Brasil. Filho do ceramista português Américo Batista de Souzaque, chegou a morar em São Paulo e Minas Gerais, mas após vira para Goiânia, radicou-se na cidade.
Sua vida artística teve início no artesanato, quando produzia cerâmicas para uso doméstico, máscaras, potes, entre outros artigos. Uma curiosidade é que o nome artístico “Poteiro” veio justamente daí, já que também começou a trabalhar com potes de flores – um dos trabalhos que começou a lhe dar destaque.
No ano de 1972, começou a pintar por incentivo dos artistas Siron Franco e Cleber Gouvea. E não parou mais. Ao longo de sua trajetória, ganhou diversos prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA 1984), na categoria escultura. Já em 1987, recebeu também a comenda Oficialato da Ordem do Mérito, concedida por Portugal. Um pouco mais sobre a vida do artista pode ser vista em documentários como Antônio Poteiro: o Profeta do Barro e das Cores, dirigido por Antônio Eustáquio, ou ainda no documentário produzido por Ronaldo Duque, em 1991.
Antônio Poteiro faleceu em 2010, por parada cardíaca, após passar mais de 20 dias internado no Hospital Jardim América, em Goiânia. Embora já tenha partido, sua obra jamais será esquecida, considerada um verdadeiro patrimônio goiano. Acompanhe a live na segunda-feira para conhecer um pouco mais sobre o artista e os novos projetos que envolvem seu nome.
Serviço
Live “Antônio Poteiro… uma inspiração”
Quando: 28/6 (segunda-feira)
Onde: canais da prefeitura no YouTube e Facebook
Horário: 19h
Acesso: gratuito
Leia também: