BALÉ

Encerra hoje a 2ª temporada de Suítes Clássicas, do balé Basileu França

O público em geral pode acompanhar a apresentação, por meio do canal da escola no YouTube

Evento virtual terá repertórios renomados, como O Talismã, La Esmeralda, Carnaval em Veneza, Pas de Paysant e Raymonda (Foto: Sedi)

Se você curte o teatro para além da interpretação dos atores em cena, a 2ª temporada de Suítes Clássicas, apresentada pelos bailarinos do Balé do Teatro-Escola Basileu França, está imperdível. Nesta terça-feira (29) o grupo apresenta o encerramento da peça, que teve início em 26 de junho, com transmissões abertas pelo canal da escola no YouTube.

O evento é um verdadeiro convite à apreciação de uma produção que associa o talento dos bailarrinos ao suporte dos figurinos, cenografia, iluminação, fotografia e aos esforços de todos, durante ensaios e demais processos.

Por meio dos Corpos de Baile, os alunos apresentam repertórios de conjuntos já aclamados pela crítica, como “O Talismã”, “La Esmeralda”, “Carnaval em Veneza”, Pas de Paysant” e “Raymonda”, com o objetivo de apresentar histórias que integram encenações performáticas, conceitos e concepções.

História dos repertórios apresentados em Suítes Clássicas

O Talismã

Com o nome original “Le Talisman”, é um balé formado por quatro atos e sete cenas. Sua estreia aconteceu no Imperial Marjinsky Theatre, em São Petersburgo, Rússia, no ano de 1889.

La Esmeralda

Composto em 1831, inspirado no romance “Notr-Dame de Paris”, de Victor Hugo, o balé é apresentado em três atos e cinco cenas. Foi apresentado pela primeira vez no ano de 1844, pelo Ballet do Teatro de Sua Majestade de Londres.

Carnaval em Veneza

Dividido em três atos e oito cenas, foi criado por Joseph Mazilier e é originário do ballet Satanella. O nome Satanella foi dado devido à versão de Marius Petipá, em parceria com o próprio pai, Jean Petipá, feita em 1848.

Já a denominação Carnaval em Veneza, deve-se ao fato de que a peça mais famosa associada à produção de Satanella, é Le Carnaval de Venise ou Satanella Pas de deux.

Pas de Paysant

A variação está associada a um grand pas de deux do Ballet Gisele, que não estava associado à versão original. Criado em 1840, Gisele conta a história de uma camponesa que, durante as festas de colheita de uvas, acaba se apaixonando por um rapaz que acabara de conhecer.

O rapaz utiliza o nome falso de Loys, quando na verdade se chama Albrecht e é um nobre que mente porque se apaixonou por Giselle. O antigo namorado da moça, Hillarion, descobre a farsa e, ao contar a Giselle, ela enlouquece e morre de desgosto. Os personagens de Pas de Paysant são amigos da Giselle, que dançam na festa de colheita das uvas.

Raymonda

Com coreografia de Marius Petipa e música de Alexander Glazunov, o balé é dividido em três atos, tendo estreado em 1898, em São Petesburgo, na Rússia.

Serviço

2º temporada de Suítes Clássicas encerra hoje

Quando: 29/6

Onde: canal do Basileu França no YouTube

Acesso: gratuito

Leia também: