CULTURA

Encontro de Culturas promove oficinas, shows e exposições na Chapada dos Veadeiros; confira programação

Evento acontece de 13 a 17 de dezembro

Foto: Mari Florencio

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, localizada na Vila de São Jorge, recebe a segunda edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em 2023. O evento, que celebra 23 anos, acontece de 13 a 17 de dezembro e contará com a participação de mais de 50 mestres das culturas populares e tradicionais do Brasil.

A programação inclui uma Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais, rodas de prosa, palestras, oficinas, shows, exposições e a feira de experiências sustentáveis do cerrado.

O destaque desse ano fica por conta da Conferência Temática, nos dias 15 e 16 de dezembro, realizada em parceria com o Ministério da Cultura/Secretaria de Cidadania e Diversidade, Diretoria de Culturas Populares. Entre os mestres confirmados, estão Laurene Ataide (PA), Grimário (PE), Rosildo (BA), Manoel Salustiano (PE), Fabiano Santos (PE), Ribinha (MA), Makota Cassia Manzo (MG), Jorge Antônio (MG), Zé do Boi (SC), Zulene Galdino (CE), Maciel Salu (PE), Volmi Batista (DF), entre outros.

A discussão sobre a criação de um Programa Nacional para as culturas populares será um dos pontos centrais da conferência. A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, destaca a importância desse diálogo para a valorização e preservação das manifestações culturais que moldam a identidade brasileira.

A programação musical, referenciando ritmos reconhecidos como patrimônios culturais imateriais pelo Iphan, incluirá apresentações de Tambores do Tocantins (TO), rapper GOG (DF), violeiro Volmi Batista (DF), Maracatu Leão do Cerrado (GO), Boi do Seu Teodoro (DF) e outros.

Além disso, oficinas gratuitas de música, tecido acrobático, rimas de improviso, danças populares, rádio comunitária, cultura popular brasileira e outras atividades proporcionarão intercâmbio de saberes entre os participantes, com foco especial nos jovens da comunidade de São Jorge e região.

A Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado reunirá 20 expositores do nordeste goiano, com trabalhos em palha, jóias, vestuário, produtos da sociobiodiversidade e obras sacras.

Com mais de 575 atrações culturais, 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa, o evento busca promover a sociobiodiversidade e fortalecer a região da Chapada dos Veadeiros. Sua missão inclui a defesa do patrimônio imaterial, políticas educacionais inclusivas e a valorização das comunidades tradicionais.

ANOTA AÍ

Segunda etapa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 

Data: 13 a 17 de dezembro

Local: Casa de Cultura Cavaleira de Jorge, São Jorge, Chapada dos Veadeiros/GO