Espetáculo ‘Dança Boba’ estreia em outubro, em formato virtual e experiência inusitada
O espetáculo será apresentado pelo canal do grupo Ateliê do Gesto no YouTube
O espetáculo “Dança Boba”, do grupo goiano de dança Ateliê do Gesto, acaba de ganhar um novo formato. Anteriormente programado para passar por quatro capitais do país, agora, a peça poderá ser vista em ambiente virtual, com acesso gratuito para todo o Brasil.
Proporcionando uma experiência audiovisual única, as sessões serão realizadas nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de outubro, sempre às 20h, por meio do canal do Ateliê do Gesto no YouTube.
Aos sábados e domingos também será possível acompanhar uma sessão extra, às 18h, com tradução em Libras.
Para quem quiser, também será possível participar de bate-papos com os artistas nas sessões de sexta e domingo, além de aulas-oficinas, que serão exibidas pelo grupo nos dias 25, 27 e 30 de outubro, também no canal do YouTube.
O espetáculo “Dança Boba” promete uma experiência bem diferente para o público, transformando uma câmera subjetiva em um terceiro bailarino.
Assim, a câmera representará algo tão vivo dentro da cena, que terá movimentos tão dançantes quanto os intérpretes.
O projeto é apresentado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, SEDUCE e Governo do Estado de Goiás. Vale a pena assistir!
Adaptação do espetáculo “Dança Boba” para formato digital
Por conta da pandemia, o espetáculo “Dança Boba” precisou sofrer várias adaptações. A expectativa do Ateliê do Gesto era de que a peça pudesse ser apresentada de forma presencial, como constava no projeto aprovado pelo grupo.
Apesar do cenário ainda adverso, os bailarinos João Paulo Gross e Daniel Calvet, não desistiram de levar um espetáculo de qualidade para o público.
Diversos questionamentos surgiram mediante o momento. “Como fazer uma boa entrega do material? Como manter a experiência da relação entre plateia e bailarinos? Como deixar vivo esse trabalho, mesmo intermediado por uma tela?”, foram apenas algumas das questões levantadas.
E não demorou muito para chegarem à solução: introduzir uma câmera viva dentro do palco. Assim, Colvet pensou em um duo, mas que fosse executado por três bailarinos.
Assim, o público do espetáculo “Dança Boba” verá sempre dois artistas em cena, assim como na versão original. No entanto, o novo formato inclui um terceiro bailarino, que se reveza na cena e captando as imagens.
No palco, seja em frente à câmera ou por trás dela, estão João Paulo Gross, o próprio Daniel Calvet e Gleysson Moreira, convidado do grupo.
De acordo com Calvet: “O trabalho ainda recebeu a contribuição da equipe do estúdio Ocre, que tem experiência com câmeras e movimentos. Eles deram capacitação e assessoria para a parte técnica de toda a filmagem”, comenta.
Sobre o espetáculo
O espetáculo acontece através de uma construção de danças a partir de jogos de improviso, executados por dois (agora três) bailarinos intérpretes.
Com uma linha dramatúrgica e poética, os artistas são embalados por um universo sonoro cheio de texturas, que tece camadas e potencializa os sentidos, resultando em gestualidade construída a partir de uma gestação de afetos.
O gesto se constrói no agora, pela fisicalidade, tendo suas variações dinâmicas como porta de entrada para materializar cenas que se constroem a partir da relação de dois (agora três).
Ora um corpo ou uma câmera é suporte para o outro, ora dois como protagonistas, ora os três como um. Nessa profusão afetiva e generosa de produzir imagens/sentidos diante das lentes e dos olhos de quem vê.
Serviço
espetáculo “Dança Boba”, do Ateliê do Gesto, ganha formato virtual
Quando: 22, 24, 29 e 31/10
Sessões em libras: 23, 24, 30 e 31/10, excepcionalmente às 18h
Onde: canal do Ateliê do Gesto no YouTube
Horário: 20h
Acesso: gratuito
Leia também: