Espetáculo de dança ‘Não Posso Esqu cer’ chega à terceira temporada nesta sexta (17)
O espetáculo de dança Não Posso Esqu cer – sem o “e” – chega à…
O espetáculo de dança Não Posso Esqu cer – sem o “e” – chega à terceira temporada em 2019. Duas apresentações especiais serão realizadas nos dias 17 de outubro, no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, e no dia 22 do mesmo mês, no Teatro Escola Basileu França. Na ocasião, o acesso será gratuito e restrito aos estudantes. Já no dia 18 de outubro, às 19 horas, o espetáculo acontece na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), como parte da programação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG (CONPEEX). A apresentação será aberta ao público, com entrada gratuita, mas sujeita à capacidade do local.
Não Posso Esqu cer, com encenação de Valéria Braga, é parte integrante das atividades de extensão da professora de teatro da UFG, Maria Ângela De Ambrosis. O processo criativo ainda tem a contribuição do coreógrafo e dramaturgo Kleber Damaso. Novamente, o espetáculo é realizado com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura de Goiânia.
A apresentação de Não Posso Esqu cer é fundamentada em uma experiência cênica performativa, com foco na linguagem do teatro contemporâneo. O trabalho nasceu de um mergulho no corpo e sua expressividade, fazendo emergir a força do feminino. O espetáculo se realiza por meio de um percurso de movimento que tem como eixo o corpo da atriz e sua relação com as bacias de plástico e alumínio e a própria bacia humana, além de pedras e o deslocamento no espaço cênico. A partir desse conjunto, entre sons e silêncio, cada espectador cria uma perspectiva de entendimento por meio da construção de imagens e das sensações que elas proporcionam.
Estas ações podem gerar criações de sentido associadas a temáticas como perdão, liberdade, resistência, violência e sobrevivência, que permeiam o espetáculo e evidenciam a polissemia causada pelo fluxo de imagens. A qualidade estética da peça é caracterizada pela simplicidade, mas ao mesmo tempo, pela contundência expressiva que possibilita a inovação do potencial perceptivo do público.
A experiência cênica de Não Posso Esqu cer, além de chegar às escolas de formação, também foi levada, em julho desse ano, para os estudantes da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) de escolas municipais de Goiânia. Eles passaram por uma oficina de formação de plateia e depois puderam conferir o espetáculo. Para muitos, foi a primeira vez diante de uma encenação performática.
Ficha técnica
Encenadora: Valéria Braga
Atriz: Maria Ângela De Ambrosis
Dramaturgia e Iluminação: Kleber Damaso
Diretora de Arte: Caca Fonseca
Preparação corporal: Erica Bearlz
Produção: Lorena Fonte
Indicação etária: 14 anos
Serviço
Espetáculo de dança Não Posso Esqu cer
Data: 18 de outubro, às 19 horas
Local: LACENA- Teatro laboratório da EMAC/UFG (Av. Esperança, S/N. Campus Samambaia, Goiânia – GO)
Entrada Franca