TEATRO

Espetáculo sobre bullying e conflitos familiares será apresentado em quatro cidades goianas

Peça aborda temas como bullying, conflitos familiares e Transtorno do Espectro Autista

Espetáculo sobre bullying e conflitos familiares será apresentado em quatro cidades goianas
espetáculo “Descolados”, da Cia Stars (Foto: Jhonnatas Franco)

O espetáculo “Descolados”, da Cia Stars, será apresentado nos meses de abril e maio nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cidade de Goiás. Voltada para o público adolescente, a peça aborda temas como bullying, conflitos familiares e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A circulação terá início no dia 10 de abril, em Goiânia, com duas sessões gratuitas e acessíveis no Teatro da PUC, às 14h30. As apresentações são voltadas para escolas públicas e pessoas com deficiência. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e foi contemplado pelo edital de infância e cultura nº 01/2024.

No dia 29 de abril, o espetáculo será apresentado no Anfiteatro Cantor Leandro, em Aparecida de Goiânia, com sessões às 8h e às 9h40, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Em maio, a peça será levada à Cidade de Goiás no dia 15, com apresentações no Teatro São Joaquim às 9h30 e às 14h30. No dia 28 de maio, será a vez de Anápolis, com duas sessões no Teatro Municipal, também às 9h30 e às 14h30.

Como parte do projeto, será realizada uma oficina de teatro entre os dias 5 e 9 de abril no CEPI Severiano de Araújo, na Vila Mutirão, em Goiânia. A atividade é destinada a adolescentes entre 12 e 18 anos. A oficina será ministrada por Karol Martins, diretora e produtora da Cia Stars, e utilizará práticas teatrais voltadas para o desenvolvimento da comunicação, do trabalho em equipe e da expressão pessoal. “Com essa atividade, queremos estimular o interesse pelo teatro e as artes cênicas, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para a expressão pessoal e coletiva”, afirma Martins.

“Depressão e ansiedade são muitas vezes as consequências de uma opressão silenciosa, especialmente para alunos com autismo leve, que, pela sua dificuldade em interagir socialmente, tornam-se alvos fáceis”, compartilha a diretora. “Descolados não é apenas uma peça, mas um convite sensível e bem-humorado para adentrarmos o universo da adolescência, em que os desafios cotidianos se misturam às descobertas da vida”, comenta Karol sobre a montagem, que estreou em 2017 e já foi apresentada a milhares de estudantes em Goiás.

A dramaturgia da peça foi adaptada após o diagnóstico de autismo do sobrinho da diretora. “A dificuldade em ser aceito, fez com que ele tivesse alguns traumas. Isso abriu meus olhos para a necessidade de falarmos sobre inclusão, o que hoje percebemos o quanto alunos com diagnósticos se sentem representados ao perceber que o personagem também é especial”, compartilha.

A história gira em torno de Bernardo e Beatriz, estudantes que enfrentam desafios no ambiente escolar, incluindo preconceito, exclusão e a busca por pertencimento. “Juntos, eles nos lembram que, no delicado equilíbrio entre a empatia e a amizade, reside o poder de transformar a dor em aprendizado e as diferenças em riqueza”, afirma a diretora. O espetáculo também apresenta um personagem com TEA, e a circulação ocorre durante o mês de Conscientização do Autismo. “A mensagem é clara: para sermos descolados, não precisamos ser iguais, mas sim acolhidos em nossa singularidade”, complementa Karol.

ANOTA AÍ
Cia Stars apresenta “Descolados” em quatro cidades goianas
Goiânia

Data: 10 de abril
Local: Teatro da PUC
Horário: 14h

Aparecida de Goiânia
Data
: 29 de abril
Local: Anfiteatro Cantor Leandro
Horário: 8h e 9h40

Cidade de Goiás
Data
: 15 de maio
Local: Teatro São Joaquim
Horário: 9h30 e 14h

Anápolis
Data: 28 de maio
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Horário: 9h30 e 14h