Eventos abertos ao público marcam aniversário de 53 anos do Museu de Arte de Goiânia
O mês de outubro marca não apenas os 88 anos da capital, mas também o…
O mês de outubro marca não apenas os 88 anos da capital, mas também o aniversário do Museu de Arte de Goiânia (MAG), que completa amanhã (20/10), 53 anos de existência e muita história.
Para celebrar, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) preparou uma série de eventos abertos ao público. Haverá um coquetel, exposição e um concerto super especial da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Para dar início às comemorações, o público poderá contar com o coquetel de lançamento do Catálogo da Exposição “A Presença das Mulheres no Acervo do MAG”, que será iniciado às 19h desta quarta-feira (20/10), no próprio museu.
A mostra fica em cartaz até 9 de janeiro de 2022, com acesso gratuito. Vale mencionar que o evento segue todos os protocolos sanitários e de segurança para o combate da Covid-19. Portanto, quem tiver interesse em visitar, fica condicionado ao uso obrigatório de máscara durante toda a permanência no ambiente.
Concerto da Orquestra Sinfônica também celebra o aniversário do Museu de Arte de Goiânia
Além da exposição, a Orquestra Sinfônica de Goiânia realizará um concerto bastante especial nesta quinta-feira (21/10), dando continuidade à celebração de aniversário do Museu de Arte de Goiânia.
Também com acesso gratuito ao público, a apresentação acontecerá no Teatro Goiânia, a partir das 20h.
Seguindo as recomendações de segurança previstas em decreto, artistas e equipe técnica estarão testados para a Covid-19. Além disso, o teatro estará funcionando com 50% da capacidade. Assim, apenas as primeiras 350 pessoas a chegarem no local do evento poderão garantir um lugar na plateia.
Vale mencionar que a entrada estará aberta a partir das 19h30, portanto, a dica é chegar o quanto antes.
O momento irá contar com a participação das solistas Sabah Morais e Patrícia Mello, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira.
Serão executadas obras de Juliano Lima Lucas, Jean Douliez, Enrique Soro, Violeta Parra e Tom Jobim, que relembra o I Congresso Nacional de Intelectuais – evento que aconteceu em Goiânia no ano de 1954 e reuniu mais de 300 personalidades brasileiras, além de autoridades de outras 9 nações.
De acordo com Antônio Mata, diretor do MAG e diretor geral do espetáculo, o congresso representou um marco histórico e cultural para a cidade e todo o estado, o que também contribuiu para a formação de um acervo e, porteriormente, para a origem do Museu de Arte de Goiânia.
O diretor comenta ainda sobre a felicidade em poder abrir as portas do museu após tanto tempo fechado por conta da pandemia. Para ele, o anversário do Museu de Arte de Goiânia ervirá para ricas trocas de experiência, com bastante emoção.
Serviço
Celebração do aniversário do Museu de Arte de Goiânia (MAG)
Quando: 20 e 21/10 (quarta e quinta)
Onde: exposição no MAG, a partir das 19h | concerto no Teatro Goiânia, a partir das 20h (com entrada aberta às 19h30)
Acesso: gratuito
Leia também: