Exposição digital dedicada às mulheres Inỹ Karajá fica disponível até 25/9
Como parte da programação que integra a semana da 16ª Primavera dos Museus, até o…
Como parte da programação que integra a semana da 16ª Primavera dos Museus, até o dia 25 de setembro (domingo), o Museu Zoroastro Artiaga realiza a exposição digital intitulada “Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá”.
Para conferir, basta acessar o site da mostra (clique aqui), onde também estão disponíveis mais informações. Ao longo da semana o objetivo é apresentar ao público a rica tradição vestimentar desse povo, por meio de características e artefatos dos vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá.
Habitantes imemoriais do Rio Araguaia, sua população compreende um pouco mais de 4 mil pessoas, segundo dados de 2010 do IBGE, divididas em cerca de 27 aldeias nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará (DSEI, 2020).
Com uma vasta produção material, possuem diversas técnicas de construção de casas, produção de cestarias, adornos, plumários, além das conhecidas bonecas de cerâmica ritxòkò, que foram registradas como Patrimônio Imaterial Brasileiro.
Sobre a exposição “Ixitkydkỹ”
Na língua originária do povo Inỹ Karajá, chamada de inỹrybè, a palavra “Ixitkydkỹ” – que dá nome à exposição – significa “vestir”. A partir daí, a mostra apresenta diversas peças de vestuário e acessórios, com apresentação de seus respectivos nomes de acordo com a língua, além do contexto em que cada peça pode ser utilizada pelas mulheres da aldeia.
Também é possível conferir uma breve descrição sobre cada item, com detalhes de produção e materiais utilizados. Sem dúvida, uma excelente opção para conhecer uma cultura completamente diferente e impressionante.
A concepção da mostra se deu de forma colaborativa entre indígenas e não indígenas, com curadoria de Waxiaki Karajá e Tuinaki Koixaru Karajá — selecionando objetos musealizados do acervo do Museu Zoroastro Artiaga, o primeiro museu da cidade de Goiânia.
Com o formato digital, o objetivo é fazer com que mais pessoas tenham acesso à exposição e possam conhecer, pelo menos um pouquinho, sobre as tradições desse povo – sendo uma alternativa também para os próprios Inỹ Karajás, que podem conferir a mostra por meio de seus celulares, sem a necessidade de deixar suas aldeias.
Na exposição Ixitkydkỹ, é possível conferir registros fotográficos e vídeos produzidos por Hawalari Coxini, Rafaella S. Coxini Karajá e Juanahu Inỹ. Vale super a pena conferir!
Serviço
Exposição “Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá”
Quando: até 25/9 (domingo)
Onde: site da mostra
Acesso gratuito
LEIA TAMBÉM: